Cerveja made in Pernambuco

290
Compartilhar:
matéria_710x375px

Na noite do dia 10 de junho, os empresários Thomé Calmon, Raimundo Dantas e Eduardo Farias reuniram cerca de 500 convidados na inauguração da DeBron Bier, nova cervejaria artesanal de Pernambuco. Por lá, os presentes puderam conferir em primeira mão os três tipos de chopes premium que a fábrica, localizada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, produz: Pilsen, Pale Ale e Weizen, todos 100% puro malte. Sob a consultoria do mestre-cervejeiro, Matthias Rembert Reinold, que atua na área há 33 anos e é formado em Tecnologia Cervejeira pela Universidade Técnica de Berlim , as receitas seguem a lei da pureza alemã, q ue prega que a verdadeira cerveja deve conter apenas quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura, reservando as tradições na forma de fazer a bebida.

Depois de dois anos de pesquisas e várias visitas a cervejarias do Sul, Sudeste, América do Sul e Europa, os sócios montaram um plano de negócio e criaram a marca com a preocupação de fabricar um produto seguindo a tal lei da pureza alemã. “ Cada país tem a sua legislação com relação à quantidade de insumos não-maltados. No Brasil , de acordo com o decreto nº871, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de malte de cevada para ser caracterizada como cerveja. Este mesmo decreto caracteriza com puro malte os que contiverem 100% da substância, que é o nosso caso . A qualidade aliada a insumos importados e lúpulos nobres é o nosso grande diferencial, já que prezamos pelo produto, sabor e experiência ”, comenta Eduardo Farias.

“Respeitamos todo o processo de fabricação da cerveja, desde a moagem do malte até o embarrilamento, que dura 21 dias, sendo os sete primeiros para fermentação e os demais para maturação . A qualidade aliada a insumos importados e lúpulos nobres é o nosso grande diferencial, já que prezamos pelo produto, sabor e experiência”, afirma Thomé. Entre as opções de receitas, elaboradas durante três meses de pesquisas, destaque para as cervejas e chopes premium, como por exemplo, Pilsen (de baixa fermentação, dourada, com espuma cremosa e baixo amargor), Pale Ale (de alta fermentação, cor laranja acobreado, com espuma densa e médio amargor) e Weizen (cerveja de trigo, de alta fermentação, coloração amarelo escuro e ligeiramente turva, com espuma abundante e sabor intenso).

A noite de lançamento contou com uma benção do frei Aureliano Vieira. O quesito animação ficou por conta da banda pernambucana Handmade Blues, que tocou clássicos do blues, e da discotecagem do Dj Caverna. Em tempo: até o final do ano, os sócios pretendem lançar mais novidades, como o “tour cervejeiro”, onde por meio de visitas guiadas e agendadas, será possível conhecer a fábrica e todo o procedimento de desenvolvimento da bebida e o sistema de delivery. Além disso, a proposta é ampliar o mix de cervejas e lançar mais quatro tipos da bebida: Dunkel, Vienna, Red Ale e uma IPA (India Pale Ale).

Parceiros: