Londres passo a passo

226
Compartilhar:
lmatéria_710x375px

A capital mais cara do mundo e um dos principais centros econômicos globais também tem forte apelo turístico.

Radar Executivo elaborou um guia rápido com dicas para quem deseja conhecer a capital inglesa e não tem tempo de elaborar um roteiro.

 Considerada a capital mais cara do mundo, Londres é também um dos principais centros econômicos internacionais. Com destaque no turismo, finanças e prestação de serviços, a cidade é responsável por cerca de 20% do PIB britânico. Anualmente, atinge uma média de 17 milhões de turistas de negócios e de lazer. Para quem viaja a negócios, o quente verão europeu e o rigoroso inverno não são uma boa pedida. A estação do ano ideal fica entre primavera e outono, por contas da temperatura entre 11º e 15º C, além de uma menor quantidade de dias chuvosos.

Nesta reportagem, a Radar Executivo, em parceria com a PontesTur Agência de Viagens, preparou um guia detalhado com dicas variadas para quem deseja conhecer a capital inglesa – ou que estará lá a trabalho e precisa de um roteiro simples para os horários de folga.

 

Aeroportos
Londres possui cinco aeroportos internacionais para atender os milhões de turistas lá desembarcam todos os anos. Porém, os dois mais importantes são o Aeroporto de Heathrow, que fica 20 km a oeste da cidade e é um dos mais movimentados da Europa, e o Aeroporto de Gatwick, localizado a cerca de 40 km ao sul de Londres, mais moderno e espaçoso que o primeiro.

Metrô
Quanto ao deslocamento, o metrô de Londres, que é um dos primeiros do mundo, tem uma ótima pontualidade e atende a cidade e subúrbio, apesar de não possuir estações modernas. Seu nome oficial é Underground, mas os ingleses costumam chamá-lo como The Tube. É dividido em seis zonas concêntricas numeradas de 1 a 6, onde 1 é a área mais central e 6 a mais externa. Ao comprar o bilhete, é perguntado para qual zona você quer se dirigir.

Ônibus
Os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares da capital inglesa não são apenas meios de transporte. Considerados um dos símbolos de Londres, são uma das atrações turísticas da cidade e realizar uma viagem em um deles é algo que deve ser feito durante sua estadia.

Táxis
Utilizar um táxi em Londres é como uma viagem ao passado. Quase todos os carros são de modelos antigos e na cor preta, além de serem muito confortáveis e silenciosos.

Caminhando
Ao andar pelas ruas de Londres, os turistas percebem as expressões Look Right e Look Left pintadas no chão das ruas, com o intuito de alertá-las sobre que direção devem olhar ao atravessar as ruas, devido ao pouco costume com a mão inglesa, o que ajuda a evitar acidentes.

Hotéis
Muito bem servida de opções para hospedagem, alguns hotéis se destacam por seus serviços e localização, como os 5 estrelas Four Seasons Hotel London at Park Lane, The Marble Arch London e London Hilton on Park Lane, ambos situados em Westminster.

Pubs
Alegres e movimentados, os pubs londrinos são pontos de encontros da população e de turistas. O Lamb and Flag, reconhecido como o pub mais antigo de Convent Garden e que tem seu alvará de funcionamento datado de 1623, o The Red Lion, o Salisbury e o Bunch of Grapes são alguns desses lugares que, ao contrário do que alguns pensam, servem pratos de dar água na boca, durante o dia, e não servem apenas para beber.

Restaurante e lojas de departamento
Londres possui inúmeras lojas de departamentos e, geralmente, no último andar delas, há restaurantes que operam com sistema de bandejão, onde você escolhe entre as opções disponíveis e a atendente lhe serve uma porção. Com cerca de meia dúzia de opções, o frango assado com batatas fritas é uma preferência nacional. Mas também há pratos de empadão de carne, rosbife, e diversos outros, que acompanham batatas, feijões e legumes. Uma boa pedida é o molho gravy por cima do prato escolhido. Além de muito saboroso, é um tradicional molho inglês. Aproveite também o chá das cinco oferecido por esses mesmos restaurantes, com os famosos bolinhos scones, chás, cafés, tortas, doces e pães.

Rede de restaurantes
De redes como o Burger King e KFC até as étnicas, Londres possui opções para todos os gostos. O Garfunkel’s possui uma boa variedade de pratos, sobremesas deliciosas, entradas que abrem o apetite e uma carta de vinhos para agradar cada paladar. O Chicken Kiev é uma excelente pedida. Consiste em peito de frango crocante com recheio de molho de manteiga ao alho e acompanha batatas assada à moda inglesa e salada. Um bolo de chocolate com calda e três tipos de sorvete, creme de chantilly e cobertura de calda de chocolate é a dica para uma deliciosa sobremesa e se chama Chocolate Revenge. Além do Garfunkel’s, o Harvester, com ambiente agradável e um bom menu, o Jamie’s Italian, que serve o melhor da gastronomia italiana aliada a um ambiente informal e animado, e o Pret a Manger, perfeito para refeições rápidas, com opções pouco calóricas, são outros restaurantes que merecem uma visita.

Uma folguinha do trabalho
Londres possui inúmeras opções de passeios. Os quatro Sítios do Patrimônio Mundial, composto pelo Palácio e Abadia de Westminster, Torre de Londres, Greenwich, que é onde se localiza a linha internacional do tempo, e o Royal Botanic Gardens, são pontos turísticos de parada obrigatória. A roda gigante London Eye também agrada bastante os turistas. É a melhor forma de ver a capital inglesa, de forma que, em um dia claro, é possível ver até uma distância de 40 quilômetros. Para quem procura animação, o Convent Garden, aos domingos, possui música ao vivo, apresentações de teatro, restaurantes, pubs e muita gente animada. Para um passeio mais tranquilo, o London Aquarium é uma boa opção, além de ser muito bonito. Outros pontos de interesse são o Museu de História Natural, o Palácio de Buckingham, a Tower Bridge e a Torre de Londres. A visita vale a pena.

Para quem quer realizar um passeio turístico em Londres e não dispõe de muito tempo, há empresas que te levam para conhecer a cidade de uma forma que você possa ter uma ideia geral do local. The Original London Sightseeing Tour, The Big Bus Company Ltd. e o Evan Evans Tours são algumas dessas companhias que te auxiliam nisso.

Teatros, músicas e shows
Localizados em Caring Cross, Strand e Shafstesbury, os melhores teatros de Londres estão sempre recebendo peças, shows e musicais imperdíveis. Para ver preços e fazer reservas, há os sites www.ticketmaster.co.uk, o www.londontheatre.co.uk, o www.officiallondontheatre.co.uk, o www.timeout.com/london e o www.aloud.com que atendem bem essa necessidade.

Última lembrança
Uma dica muito importante é a respeito das tomadas. A capital inglesa possui tomadas com três pinos bem incomuns. O ideal é comprar um adaptador para carregar sempre na mala. Também é importante lembrar de conferir a voltagem de cada equipamento antes de conectá-lo a qualquer tomada.

 

Parceiros: