OS QUATRO ELEMENTOS DO ALTO DESEMPENHO

OS QUATRO ELEMENTOS DO ALTO DESEMPENHO

Os Gregos acreditavam que o universo era composto de apenas quatro elementos fundamentais, que combinados entre si, geravam tudo o que existia. Terra, Fogo, Água e Ar eram estes os elementos fundamentais, e quando estavam em equilíbrio, mantinham o universo inteiro funcionando em harmonia. Este conceito influenciou outras áreas da cultura Grega além das ciências naturais, ultrapassou seus próprios limites e invadiu outras áreas do conhecimento, em especial a educação e a formação do homem grego. A noção de manter-se um equilíbrio dinâmico entre estes quatro elementos fundamentais levou os gregos a enxergarem o crescimento do ser humano sob uma perspectiva integral, onde não era considerado saudável crescer em apenas uma área da nossa vida, para sermos completos e plenos era necessário crescer por inteiro. Por conta desta visão, os gregos procuravam fazer com que os seus alunos crescessem em quatro dimensões da vida: Dimensão Física, Dimensão Emocional, Dimensão Mental e Dimensão Espiritual cada uma delas ligadas de forma intima a um dos quatro elementos fundamentais: Terra, Fogo, Água e Ar.

Este conceito de educação fez com que os gregos criassem estruturas de ensino onde os seus alunos pudessem crescer em equilíbrio, desenvolvendo suas habilidades e competências nas mais diversas áreas do conhecimento. As crianças eram separadas e preparadas desde cedo no aprendizado da filosofia, da música, da matemática, da biologia, das artes marciais, da política, da gestão, da estratégia, da tática e no estudo do universo, e com isso tinham a sua disposição conhecimentos de diversas áreas que podiam ser combinados de maneira criativa gerando mais e mais descobertas e inovações. Esta visão da formação integral fez da Grécia uma potencial mundial em sua época, produzindo conhecimento em larga escala e influenciando todos os países com os quais tinha contato comercial ou militar de maneira irreversível. A cultura grega invadiu outros países e deixou um forte legado para posteridade em várias áreas, filosofia, matemática, estratégia de guerra, política, teatro, escultura, literatura e muitos ramos do conhecimento que devem o seu nascimento ao sentimento grego de crescer por inteiro.

Na visão grega cada um doa quatro elementos fundamentais representava também uma dimensão do crescimento do ser humano, portanto, para que o indivíduo pudesse exercer de forma plena todo o seu potencial teria que investir seu tempo e dedicação de forma equilibrada para crescer por inteiro em cada uma das áreas da sua vida. Os gregos entenderam que não adiantava ter uma mente brilhante, se o nosso emocional nos faz entrar em conflito constante com as outras pessoas e nos impede de trabalhar em equipe, perceberam também que somos menos produtivos quando o nosso corpo não está preparado par dar as respostas necessárias no momento certo, entenderam que precisamos ter uma vida espiritual saudável para que possamos nos elevar acima dos problemas do dia-a-dia. Está percepção de que cada dimensão da nossa vida influencia todas as outras e que temos que buscar o equilíbrio para crescer por inteiro foi um dos grandes legados dos gregos.

Equilíbrio e harmonia são palavras-chaves para se entender a maneira como os educadores gregos entendiam o processo de aprendizado e crescimento. Na sua visão, equilíbrio, era crescer em todas as áreas da nossa vida, não permitindo que nossa atenção ficasse voltada mais para uma área do que para as outras, e harmonia era fazer com que todas as áreas trabalhassem juntas quando necessário para criar novas ideias e perspectivas inovadoras para a solução dos problemas. Este conceito foi sendo perdido ao longo do tempo e nossa formação passou cada vez mais a privilegiar o crescimento físico e mental, desprezando o crescimento emocional e espiritual em nossa formação, provocando com isso diversos tipos de desequilíbrio e desarmonia.

Passamos a criar gênios egocêntricos que não sabem respeitar as leis nem os mais velhos, produzimos em nossas escolas pessoas sem moral e caráter para assumir o nosso governo, forçamos nossos filhos a seguir carreiras que não eram do seu interesse apenas por que dá dinheiro, criamos uma geração de nerds que sabem tudo de programação e não conseguem manter um relacionamento social saudável. A falta de equilíbrio no crescimento nestas quatro dimensões: física, emocional, mental e espiritual gerou a sociedade em que vivemos hoje, tomada pela violência, onde a falta de respeito pelos mais velhos tornou-se normal, onde destruímos o meio ambiente para produzir e tomada pelo terrorismo praticado por jovens de coração vazio. Vivemos em uma sociedade cheia de luxo, cheia de riqueza, cheia de tecnologia mais de coração vazio. Estamos pagando um alto preço por este desequilíbrio, estamos perdendo os nossos jovens para o tráfico de drogas e para o terrorismo, estamos criando uma geração sem valores e sem crença, estamos criando uma geração sem Deus.

Para restabelecer o equilíbrio perdido, temos que voltar a investir para que o crescimento do ser humano seja algo inteiro e completo, onde cada dimensão da nossa vida possa ser comtemplada em nossa jornada de aprendizado. Onde o nosso crescimento ocorra de maneira harmônica em suas quatro dimensões, física, emocional, mental e espiritual fazendo com o equilíbrio perdido volte a reinar em nossas vidas. Para entender melhor cada uma destas dimensões vamos relacionar cada uma delas com os quatro elementos naturais da visão grega, isso vai ajudá-lo a entender em quais dimensões você tem sido negligente e deixado de crescer e em quais delas você tem dado mais atenção do que o necessário, gerando com isso desequilíbrio em sua vida.

ELEMENTO TERRA / DIMENSÃO FÍSICA

A terra é onde pisamos é o lugar físico onde habitamos e vivemos, o Elemento Terra representa aquilo que podemos tocar com as nossas mãos, a Dimensão Física do nosso crescimento. Precisamos entender que o nosso corpo é o veículo através do qual realizamos fisicamente os nossos sonhos, nossas metas e os nossos objetivos, é através do agir do nosso corpo que interagimos com as pessoas e podemos trabalhar e produzir resultados. Nosso corpo é a embalagem que recebemos para conter nossas emoções, nossa mente e o nosso espírito. Sem um corpo saudável e funcional o nosso desempenho fica comprometido e não conseguimos obter os melhores resultados. Ficamos fragilizados pelas dores e pelas doenças que comprometem o nosso agir e limitam o alcance das nossas ações.

Por isso temos que cuidar bem do instrumento que Deus nos deu para servir o próximo aqui em nosso planeta. Recebemos um corpo perfeito que funciona em plena harmonia, nós que provocamos os desequilíbrios em nosso sistema biológico através do que comemos e bebemos, provocamos desequilíbrio também quando não damos chances de recuperação ao nosso corpo quando deixamos de descansar e dormir o suficiente. Um corpo em desequilíbrio compromete as funções das outras três dimensões: emocional, mental e espiritual.  Cuidar da saúde do corpo faz parte do nosso trabalho como executivos e empresários, a doença é provocada pelo desequilíbrio do corpo, e pode comprometer o nosso desempenho na empresa e os nossos resultados.

 ELEMENTO FOGO / DIMENSÃO EMOCIONAL

 O fogo representa as paixões que consomem o ser humano e fazem com que ele cometa loucuras inconsequentes, o Elemento Fogo representa as nossas emoções e está ligado a Dimensão Emocional do nosso crescimento. Muito antes da badalada Inteligência Emocional, os gregos já se ocupavam com esta dimensão da natureza humana e sabiam da sua importância para o equilíbrio e harmonia da vida em sociedade. As paixões, como os gregos definiam as emoções, precisavam ser entendidas e bem gerenciadas para que pudéssemos trabalhar em grupo e gerar resultados maiores do que as nossas forças individuais. 

Uma pessoa refém das suas paixões / emoções era levada a tomar decisões erradas, envolvia-se em conflitos com muita facilidade, estava mais vulnerável ao stress e a ansiedade e comprometia o seu desempenho devido às dificuldades de convívio com outras pessoas. Os gregos sabiam que as pessoas impulsivas e propensas a explosões emocionais tinham baixo desempenho como líderes, sabiam também que os depressivos contaminavam as outras pessoas da equipe com a sua falta de ânimo, e por conta destas constatações passaram a se ocupar em estudar e entender o papel das emoções na formação integral do ser humano.  Os desequilíbrios emocionais devem ser gerenciados o quanto antes, pois podem comprometer a nossa carreira e a nossa ascensão profissional.

 ELEMENTO ÁGUA / DIMENSÃO MENTAL

 A água representa a mente, o pensamento fluido que ocupa todos os espaços e se transforma em coisas novas, o Elemento Água representa o intelecto, a sabedoria, a força do pensamento e está ligada a Dimensão Mental do nosso crescimento. A mente é o lugar onde todas as coisas são imaginadas antes de si tornarem concretas no mundo real, é lá onde residem os sonhos, as ideias, os pensamentos antes que se tornem ações pelas mãos humanas. A falta de discernimento e de entendimento pode gerar confusão mental e afastar as pessoas dos seus objetivos, o conhecimento é a morada das realizações, só quem sabe e entende é que pode realizar.

Realizar significa tornar real. É a dimensão do crescimento onde nossa sociedade investe mais tempo, é nesta dimensão que passaremos toda a nossa vida, aprendendo, mudando, desaprendendo e mudando novamente, envolvidos em um eterno ciclo de desenvolvimento. Quem não domina os processos da mente, pode ser iludido a tomar decisões equivocadas, aquele que não possui destreza de pensamento não pode avaliar estrategicamente as situações e falha nas suas escolhas, a quem falta sabedoria não é dado viver em harmonia com o seu próximo. A mente humana é uma réplica imperfeita da mente divina, que guarda em si o mesmo potencial criador, mas está impedida de agir pelas suas próprias limitações, uma mente turva escurece a alma e retarda o crescimento do espírito.

 ELEMENTO AR / DIMENSÃO ESPIRITUAL

 O ar representa o nosso espírito, etéreo, volátil, impalpável, o Elemento Ar representa o desenvolvimento espiritual, a nossa relação de intimidade com o sagrado com o divino e está ligado a Dimensão Espiritual do nosso crescimento. Um ser humano só atinge o máximo do seu potencial quando está reconciliado com o seu criador, quando volta à casa do Pai e passa a fazer parte novamente da criação em toda a sua plenitude. Somos plenos quando temos uma relação de intimidade com aquele que nos fez sua imagem e semelhança, guardamos em nós a semente do sagrado, somos separados por Deus para estarmos em sua presença todos os dias da nossa vida. Quando esta aliança espiritual é quebrada, caímos em pecado e somos corrompidos pelas facilidades da carne, perdemos o direito a nossa herança divina e ficamos afastados da presença de Deus até que o nosso arrependimento nos traga de volta ao Pai.

Fomos feitos para sermos santos, separados para Deus para cumprir na terra o seu proposito divino, somos seus mandatários e servos, representantes do seu amor para com o próximo.  Quem está cheio do amor de Deus tem firmeza de caráter, pois sabe a quem pertence o seu coração e a sua alma. A confiança enche o seu caminhar e ele segue com passos firmes até o reencontro com o seu criador, não vacila nem se deixa abater pelas circunstâncias da vida e segue reto em seu caminho, certo do cuidado do Pai para com sua vida. Cresce em espírito e em verdade, aprendendo todos os dias um pouco da palavra divina revelada na Bíblia para que possa se tornar cada vez mais parecido com Cristo.