O CATIVEIRO DAS COMPETÊNCIAS

O CATIVEIRO DAS COMPETÊNCIAS

Vez por outra as revistas especializadas em negócios publicam matérias onde são listadas as principais competências desejadas pelo mercado, nestas listas podemos ver uma combinação de qualidades que deixaria até o super-homem com vergonha de ir a uma entrevista de seleção. As empresas exigem de seus colaboradores coisas como: capacidade de entender cenários estratégicos, discernimento e capacidade de decisão, equilíbrio em situações de crise e stress, talento para mobilizar pessoas em busca de resultados, visão holística de processos, poder de influenciar pessoas, habilidades para promover geração de faturamento e sensibilidade para cortar custos sem comprometer a qualidade da entrega. Ao terminar de ler esta pequena lista, você deve estar se sentindo a maior porcaria do universo. Este sentimento de frustração tem impedido muitos profissionais de encontrar o seu verdadeiro caminho e os faz explorar de forma pouco inteligente todas as suas potencialidades.

 A conclusão que chegamos ao ler estas listas de competências, é que é humanamente impossível reunir em único individuo todas as qualidades e competências que entram e saem do imaginário coletivo daquilo que chamamos carinhosamente de “mercado”. Vivemos uma verdadeira Ditadura das Competências, onde qualidades nos são impostas pelas empresas para fazer frente às crises incessantes e as mudanças repentinas da economia, fazendo com que boa parte de nós, deixe de buscar quais são os nossos verdadeiros pontos fortes, o nosso DNA, àquilo que eu chamo de Talento Genético. Muitos profissionais estão hoje em crise por não se sentirem capazes de atender os padrões impostos pelo mercado, estas pessoas sentem-se excluídas e pensam que não são capazes de realizar seus próprios sonhos e objetivos de crescimento porque alguém de uma revista disse a eles que aquelas são as competências que o mercado exige.

O que eu tenho a dizer a vocês é simples: esqueça toda essa merda de competências e concentre-se em encontrar sua vocação, seu talento natural, o trabalho para o qual a natureza lhe capacitou com um conjunto de habilidades únicas que podem lhe diferenciar de todos os outros profissionais. Encontrar e explorar de maneira consciente e intencional o seu Talento Genético é o que vai fazer com que você tenha sucesso na carreira que escolher. A singularidade do seu talento, cuidadosamente desenvolvido e dirigido para um negócio ou atividade que possa ajudar a potencializar o que você tem de melhor, é o que pode aumentar as suas chances de chegar aos seus objetivos de crescimento. Tentar clonar em você as competências exigidas pelo mercado, apenas vai fazer de você uma cópia chinesa mal acabada daquilo que realmente você poderia vir a ser.

Encontrar o nosso Talento Genético é a tarefa mais importante que enfrentamos em nossa vida. Alguns encontram este talento logo cedo e são devidamente estimulados, e por isso, conseguem resultados extraordinários em sua atividade. Outras pessoas passam a vida toda tentando se adequar as competências exigidas pelo mercado e terminam suas vidas frustrados por não terem realizado aquilo que realmente sua vocação natural às movia para fazer. Não desperdice o seu talento natural tentando ter competências que não são suas, ao invés disto procure investir o seu tempo em encontrar a sua vocação natural, aquela atividade para a qual a natureza lhe equipou desde o seu nascimento para realizar. Lutar contra as forças do seu talento natural, é uma luta onde suas chances de vitória serão sempre mínimas. Seu talento natural sempre vai lhe atrair para atividades onde você possa utilizar suas competências genéticas em sua total plenitude.

É muito fácil encontrar o nosso talento genético, basta observar quais são as tarefas e atividades onde sua capacidade flui de uma maneira natural, espontânea e virtuosa. São atividades que atraem sua atenção, onde você poderia passar horas e horas fazendo aquilo sem perceber o tempo passar a sua volta. Quando encontramos as atividades que estão bem alinhadas com nosso talento genético e fazemos delas o nosso meio de vida e sustento, colocamos um conjunto poderoso de energias em movimento que mais cedo ou mais tarde serão reconhecidas e valorizadas por todos à nossa volta. Aqueles que aprenderam a construir suas carreiras em torno das suas habilidades naturais conseguiram se libertar do Cativeiro das Competências e estão livres para explorar todo o seu talento de maneira espontânea e natural. 

Sou professor há mais de 20 anos, trabalho com executivos e empresários de todos os segmentos e nossa principal atividade em sala de aula é fazer com que estas pessoas possam enxergar onde está o seu Talento Genético e fazê-las entender como este talento pode colocá-los no caminho do sucesso. Costumo dizer em sala de aula que o meu conceito de riqueza é o seguinte: riqueza é ter tempo para fazer àquilo que nos dá prazer, quando encontramos este tempo e podemos ganhar dinheiro com ele, acabamos de encontrar o nosso Talento Genético. Temos que escapar do Cativeiro das Competências que nos são impostas pelo mercado para que possamos começar a provar a doce liberdade que encontramos quando aprendemos a explorar todo o nosso potencial.

Deixe um comentário