SERIAL INNOVATION FAZENDO A INOVAÇÃO ACONTECER

SERIAL INNOVATION FAZENDO A INOVAÇÃO ACONTECER

Eu sempre fui muito curioso, e havia uma coisa que me intrigava, como algumas empresas conseguiam ser tão criativas e inovadoras mesmo trabalhando com produtos básicos que usamos no dia-a-dia. Parecia que a inovação brotava nestas empresas  por todos os seus poros, todo mundo nestas empresas parecia que acordava e dormia pensando em como fazer algo diferente. Isso me chamou a atenção, então fui procurar entender o que estas empresas faziam de diferente para terem tanto sucesso com inovação. A maior descoberta de todas, foi que elas possuem métodos de criação inovadores que podem ser replicados para outras empresas, mesmos que estas empresas não tenham orçamentos gigantescos de pesquisa e desenvolvimento como os grandes players do mercado mundial.

O sucesso destas empresas inovadoras está atrelado a forma como elas encaram o processo de inovação e com os métodos que elas utilizam junto às suas equipes. Uma das coisas que ficou muito clara para mim é que a inovação é sempre um processo coletivo,enquanto que a criatividade é um processo essencialmente individual. As pessoas como indivíduos podem até ser criativos, mas isso não basta, é necessário que exista por trás deste grupo uma organização com uma mentalidade inovadora para fazer com que todo o processo funcione. Cada individuo funciona como uma “bactéria criativa” que ataca o sistema e tenta destruir o que está estabelecido para construir algo novo e diferente, enquanto que as organizações funcionam como “células de inovação” onde estas “bactérias criativas” estão incubadas e são estimuladas a fazer o seu trabalho.

O segredo das empresas inovadoras, é permitir que as bactérias da criatividade possam atacar livremente o sistema, sem que precisem morrer para fazer isso. Empresas inovadoras estimulam a quebra dos códigos e o ataque a tudo àquilo que está estabelecido como verdade, e para isso usam métodos e ferramentas para estimular esse comportamento em seus colaboradores. São esses métodos e ferramentas que você vai aprender no treinamento – Serial Innovation Fazendo a Inovação Acontecer – nossa ideia neste treinamento é lhe ajudar a entender como funciona uma empresa realmente inovadora e lhe mostrar como você pode adaptar os métodos utilizados por estas empresas para usar no seu próprio negócio.

Deixe um comentário