ATIVISTA

ATIVISTA

DEFENDO A CAUSA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Eu acredito que a educação é o caminho mais seguro para transformar o mundo em um lugar melhor, não apenas uma educação formal, mas uma educação que prepare as pessoas para exercerem a sua cidadania de forma plena, uma educação que ensine a viver em sociedade de maneira integrada e colaborativa, uma educação focada no empoderamento e no empreendedorismo como veículos de transformação. Uma educação que prepare as pessoas não apenas tecnicamente, mas forme-as para a vida. Acredito em uma educação que desenvolva o indivíduo de maneira integral, agindo e atuando em todas as dimensões do crescimento humano. Precisamos formar pessoas com caráter, com ética, com valores e com consciência da sua própria força e do papel que podem exercer como agentes de transformação na sociedade.

Eu acredito em uma educação integral, que faça as pessoas crescerem em todas as suas dimensões: física, emocional, mental e espiritual. Nosso corpo é o veículo que utilizamos para agir e executar os nossos projetos e ações, um desequilíbrio no corpo afeta todo o nosso desempenho. Stress, dores de coluna, obesidade, falta de ânimo, cansaço e falta de concentração  são sinais que recebemos do nosso corpo que indicam que alguma coisa não vai bem. Um corpo forte e saudável nos ajuda a enfrentar as longas jornadas de trabalho, colabora para que possamos vencer os desafios com mais energia e disposição, e nos ajuda a manter o foco em nossas verdadeiras prioridades. Sem um corpo saudável não temos energia, e sem energia para crescer, não avançamos. Mens sana in corpore sano – corpo saudável, mente saudável – essa famosa frase nunca foi tão atual como hoje, pois a principal barreira que precisamos vencer, é preparar o nosso corpo para que possamos enfrentar os desafios com mais sabedoria e inteligência.

Um corpo saudável deixa a nossa mente mais ágil e clara, a qualidade da nossa energia física afeta diretamente todos os nossos outros níveis de energia, em especial a energia mental. Para se ter uma mente aguçada, é necessário exercitá-la com estudo, leitura e pesquisa. Para que uma mente se torne fértil e gere ideias criativas e inovadoras, é necessário exercitá-la e desenvolvê-la no  sentido mais amplo da palavra. Mentes paradas, não evoluem. Para evoluir, a nossa mente precisa entrar em contato com novas visões e deixar-se invadir por novas perspectivas e opiniões. A rotina de pensamento congela as nossas ideias e nos faz andar em círculos através do nosso próprio mindset, reduzindo as nossas chances de encontrar soluções criativas e novas perspectivas para os nossos problemas.

Crescer emocionalmente, significa ter equilíbrio para vencer os desafios, respeitando as diferenças e sabendo lidar de maneira inteligente com as nossas vitórias e com os nossos fracassos. Temos que nos educar em termos emocionais, se desejamos alcançar um novo patamar de desempenho. Nossas emoções são responsáveis pela nossa autoestima, pelo nosso engajamento nos projetos que escolhemos abraçar e pela forma como reagimos e interagimos com o mundo e com as pessoas à nossa volta. A educação emocional é um dos caminhos para o crescimento e para o sucesso, seres humanos, emocionalmente responsáveis são mais conscientes das suas escolhas e das suas atitudes e com isso podem avaliar os seus erros e acertos sob uma perspectiva mais positiva e inteligente. O equilíbrio emocional, é um fator-chave para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Acredito que como seres humanos, precisamos crescer também espiritualmente, não basta ter um corpo físico forte e saudável, não basta ter uma mente ágil e fértil em ideias, não basta ter controle emocional para saber lidar com os desafios da vida, temos que ter um encontro pessoal com o criador para que possamos estar inteiros. A espiritualidade precisa ser vista como uma parte fundamental da nossa trilha de crescimento, pois é a nossa dimensão espiritual, que fortalece a nossa fé e nos faz caminhar com mais segurança na direção dos nossos objetivos. Sou ativista da educação integral, luto por uma educação que faça o ser humano crescer em todas as suas dimensões, uma educação que faça as pessoas crescerem por inteiro. Corpo, mente, emoção e espírito.

Deixe um comentário