PROFESSOR

PROFESSOR

TRANSFORMAR MINDSETS É A NOSSA MISSÃO

Ensinar está no meu DNA, eu não conseguiria viver sem dar aula, ensinar é o meu alimento. Ver as pessoas mudando e crescendo é algo que vai muito além do valor financeiro que recebo, ouvir o depoimento de um aluno que teve a sua visão de negócio transformada por um dos nossos treinamentos não tem preço. Milhares de alunos já passaram pelas minhas mãos: são executivos, empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos e dos mais diferentes graus de experiência e maturidade que tiveram a oportunidade de aprender e crescer através do nosso trabalho. Pessoas que estiveram em sala de aula comigo quando eram trainees em início de carreira, e hoje são diretores executivos ou presidentes das suas próprias empresas.

O momento que chamo de “revelação”, quando o aluno entende a ideia que passamos e começa a encarar o seu desafio por um novo ângulo,  é realmente mágico. Nestes momentos, eu sou capaz até de ouvir o “click” do cérebro do aluno encaixando o novo modelo que vai transformar à sua maneira de ver o problema. Isso é maravilhoso, o aluno passa instantaneamente das trevas para a luz, e começa a agir e a pensar de forma diferente. Ensinar e aprender deve ser um processo transformador para todos os envolvidos, tanto para o aluno quanto para o professor, pois a educação que funciona de verdade, é aquela que consegue fazer com que todos cresçam, alunos e professores.

Eu sempre digo para os meus alunos que o ser humano não tem defeito, que quem tem defeito é carro, o ser humano tem limitações, e toda limitação pode ser superada com empenho e esforço. Existem pessoas que passam a vida toda convivendo com as suas limitações sem nunca tentar superá-las, e existem outras pessoas que não aceitam as suas próprias limitações e fazem de tudo para superá-las. No primeiro grupo estão aqueles que fracassam, no segundo grupo estão aqueles que encontram o sucesso. Nossas limitações estão aí para serem superadas e vencidas, e não para impedir o nosso crescimento, é tudo uma questão de alterar o nosso ângulo de visão.

O maior inimigo do professor é o hábito, somos condicionados a ensinar e a aprender sempre do mesmo jeito, e isso acaba limitando as nossas chances de crescimento. Para mudar o nosso mindset e o mindset dos nossos alunos, temos que mudar primeiro os nossos hábitos. Hábitos cristalizados são os nossos maiores inimigos, e por isso, precisam ser eliminados da nossa vida o quanto antes. Ficar prisioneiro dos nossos hábitos é um retrocesso em nossa trilha evolutiva que nos impede de avançar e assumir novos desafios. Precisamos estar em constante movimento, pois tudo que para de se mover é porque já morreu. Temos que trabalhar para encontrar novas formas de nos manter em constante movimento, aprendendo, mudando, evoluindo e crescendo sempre em novas direções. É essa a nossa missão como professor: transformar o mindset dos nossos alunos, e  para realizar este trabalho com excelência, precisamos nos esforçar o máximo para mudar também a nossa própria visão e a nossa percepção do processo que envolve o ensinar e o aprender.

Deixe um comentário