O PODER NA ERA DA HIPERCONECTIVIDADE

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O poder sempre foi um atraente objeto de desejo. Durante toda a história da humanidade, o poder já foi representado de várias formas. O poder já esteve no domínio das armas de destruição em massa, o poder já esteve nas mãos das cortesãs que dominavam a fina arte da sedução e que definiam na cama os rumos da política.

O poder já esteve nas mãos da igreja, já esteve nas mãos do estado, já esteve nas mãos dos empresários, já esteve nas mãos da mídia. Esteve nas mãos dos políticos. O poder já esteve nas mãos de ditadores autoritários e nas mãos de democratas. O poder já esteve nas mãos de homens e mulheres que mataram e morreram para conquistá-lo e para se manter nesta posição.

Ao longo da nossa história, o poder tem se transformado e se adaptado as novas tecnologias, aos movimentos sociais e as mudanças culturais, mas nunca perdeu, a sua capacidade de atrair para si, todos aqueles que desejam a fama, o reconhecimento e o sucesso. O poder se adaptou as sociedades digitais e pegou carona nas redes sociais causando transformações profundas na forma como o exercemos e agimos para conquistá-lo.

Ao longo da nossa história, o poder tem se transformado e se adaptado as novas tecnologias, aos movimentos sociais e as mudanças culturais

A guerra de informações e o vírus das fake news nos colocaram no centro daquilo que eu chamo de Infodêmia, uma verdadeira pandemia de informações, que contaminam as nossas opiniões, distorcem a realidade e avançam sobre as nossas crenças e ideias com uma força destruidora.

As comunidades conectadas em rede e o compartilhamento imediato de informações, opiniões, visões e ideias fizeram com que o poder, que antes estava concentrado nas mãos de poucos, passasse agora a ser dividido e compartilhado por milhares de pessoas.

Hoje em dia, as decisões estratégicas que envolvem economia, política e negócios não podem mais deixar de ouvir a voz das redes sociais que modelam, atualizam e modificam os discursos, os códigos sociais e as abordagens das empresas, das instituições e dos governos.

As decisões e escolhas das empresas, dos governos e das instituições estão se adaptando para repercutir os ecos das vozes de milhares de militantes digitais que usam a força de uma sociedade hiperconectada para amplificar e multiplicar cada visão que escolhem defender. Nas sociedades digitais a conquista do poder se dá de outra forma, o nosso poder se consolida quando criamos relevância para as nossas ideias e compartilhamos conteúdo.

As decisões e escolhas das empresas, dos governos e das instituições estão se adaptando para repercutir os ecos das vozes de milhares de militantes digitais que usam a força de uma sociedade hiperconectada para amplificar e multiplicar cada visão que escolhem defender

Nosso poder de influência cresce quando compartilhamos nosso conhecimento, que quanto mais dividido, mais se multiplica e aumenta o nosso alcance social. Nas sociedades digitais toda ideia tem o seu público-alvo, o que precisamos fazer é identificar quem é a nossa audiência, para que possamos nutri-la e alimentá-la com o conteúdo certo para que nossas ideias cresçam e ganhem força.

Para fazer isso não basta conquistar seguidores, o verdadeiro poder está em criar multiplicadores que possam divulgar e repercutir a nossa visão pelos canais digitais. Para construir uma audiência, não basta ter um bom conteúdo, temos que refletir os anseios e os desejos das pessoas que desejamos representar.

Nosso poder de influência cresce quando compartilhamos nosso conhecimento, que quanto mais dividido, mais se multiplica e aumenta o nosso alcance social

Mas lembre-se, você é responsável por tudo àquilo que conquista, por isso sua conduta digital precisa estar pautada pela transparência, pela credibilidade, pela ética e pela qualidade do seu conteúdo. Não pense que pode dar opinião sobre tudo sem sair queimado nas redes sociais, mantenha o foco no seu público-alvo e vá aos poucos conquistando a confiança da sua audiência.

Não caia na armadilha de acreditar que ter um grande público lhe dá o direito de dar opinião sobre tudo e sobre todos, esse é um erro fatal, que pode lhe custar o respeito e a autoridade que você conquistou. Hoje em dia todo mundo se julga especialista em alguma coisa e acha que tem o direito de sair falando sobre o que quiser sem ter base para fazer isso.

Construir uma imagem digital exige de nós um trabalho sério de pesquisa, pautado na ética e na verdade, para que as pessoas possam se identificar com as nossas ideias e abraçar as nossas opiniões. Encontre o seu nicho de influência social, identifique seu público-alvo, invista de maneira responsável na construção de sua audiência, crie relevância para os seus seguidores.

Construir uma imagem digital exige de nós um trabalho sério de pesquisa, pautado na ética e na verdade, para que as pessoas possam se identificar com as nossas ideias e abraçar as nossas opiniões

Dê aos seus seguidores a chance de participar e repercutir as suas ideias e opiniões, mantenha seu foco, produza conteúdo de alto nível, coloque emoção e verdade naquilo que faz, respeite a inteligência daqueles que lhe escutam e não tente falar sobre aquilo que não entende e não domina.

Faça tudo isso, trabalhe firme, aposte suas fichas nesta nova forma de poder e não tenho dúvidas que o seu trabalho e o seu esforço serão reconhecidos. Agindo assim, você vai se tornar uma referência naquilo que faz e será uma voz que todos, sem exceção, vão  querer ouvir.

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

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