CONTEÚDO PARA MÍDIAS DIGITAIS

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CONTEÚDO PARA MÍDIAS DIGITAIS.CONTENT FOR DIGITAL MEDIA.CONTENIDO PARA MEDIOS DIGITALES
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Apesar da mudança ser a única certeza no design para mídias digitais, existem algumas dicas que permanecem atuais para produção de conteúdo, mesmo depois de anos da sua publicação original. Esse é o caso do livro seminal do Roger Black – Web Sites Que Funcionam, é lógico que algumas preocupações do autor com relação ao carregamento do site e ao peso das imagens que aparecem no livro tinham a ver com a internet de baixa velocidade disponível na época.

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Hoje em dia, quando caminhamos para uma internet 5G, o uso de vídeos, áudios e imagens de alta qualidade é fundamental para aparecer bem nas telas 4k e 8K dos novos notebooks, tablets e smartphones que proporcionam um nível de resolução e legibilidade bastante agradável, apresentando de maneira muito satisfatória toda paleta de cores escolhida pelo web designer.

Na época em que o livro do Roger Black foi escrito em 1997, estávamos no momento inicial da migração das mídias físicas para as mídias digitais, e por isso, alguns pontos citados pelo autor sofreram mudanças por conta do avanço da tecnologia. Agora uma coisa não mudou, antes de pensar em montar um site, um portal, ou até mesmo um perfil no Instagram é preciso ter um propósito. O conteúdo que você vai produzir tem que ser direcionado para um público específico, quanto mais específico for o seu público, maiores serão as suas chances de ter sucesso como produtor de conteúdo para mídias digitais.

Agora uma coisa não mudou, antes de pensar em montar um site, um portal, ou até mesmo um perfil no Instagram é preciso ter um propósito

Na verdade, o seu conteúdo precisa ter uma linha editorial, você não deve se aventurar por todo e qualquer tema que lhe venha à cabeça. Você precisa falar para a sua audiência de uma maneira que eles possam e queiram ouvir. O seu segmento editorial e o seu público-alvo, tem que estar muito claros em sua mente na hora de começar a criar a sua estratégia de conteúdo e planejar as suas publicações.

Outro ponto-chave na minha concepção, é a coerência e a conexão que deve existir entre o conteúdo e o design das suas redes sociais, sites, blogs ou seja lá o que você deseja começar a produzir. E quanto a isso, o uso correto da paleta de cores é fundamental para transmitir as impressões e sensações certas para o seu público. As cores, as formas e os ícones precisam estar em harmonia com o tipo de conteúdo que você produz.

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Conteúdo para mídias digitais mais sérios ou mais sofisticados, como por exemplo: economia, política, negócios ou mercado de luxo precisam usar cores mais neutras e escuras como por exemplo o azul escuro e os detalhes em cores contrastantes, como o amarelo por exemplo. Podemos usar também o preto em contraste com um paleta de cinzas ou até o dourado em alguns casos específicos. Falando agora de posts para redes sociais como o Instagram, eu sugiro que você fuja do “ruído visual” e procure usar composições mais simples e mais fáceis de ler.

Procure tipos de letras mais simples e não exagere na quantidade de textos, procure usar imagens que possam transmitir a sua mensagem, mesmo que não houvesse texto algum para acompanhar. Quanto ao tamanho do texto usado no conteúdo, eu discordo daqueles que tentam vender a ideia de que todo texto para web tem que ser curto, quem pensa assim, alega que as pessoas não vão ler o seu texto se ele for um pouco mais longo, eu não concordo com essa linha de raciocínio, as pessoas deixam de ler o seu texto porque ele é ruim, e não porque ele é longo.

O seu segmento editorial e o seu público-alvo, tem que estar muito claros em sua mente na hora de começar a criar a sua estratégia de conteúdo e planejar as suas publicações

As pessoas não leem o seu texto todo porque ele não atrai o olhar, porque ele não desperta as emoções das pessoas, porque ele não faz as pessoas pararem para pensar. Um bom vídeo, um bom podcast, uma boa matéria, um bom artigo, uma boa entrevista tudo começa com um bom texto. Se você cria um bom roteiro tudo fica mais fácil, na hora de gravar o vídeo a sua equipe vai saber como posicionar as câmeras a cada sequência, com um bom roteiro na mão o seu podcast flui melhor e você não esquece de falar tudo o que tinha em mente.

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O texto, apesar de todas as mudanças da tecnologia, ainda continua sendo a base de tudo que produzimos em termos de conteúdo, seja no formato físico ou no digital. Escrever bem é o ponto de partida, e é o que separa, os melhores produtores de conteúdo daqueles que estão apenas tentando surfar na onda do marketing digital. São todos esses pontos juntos, que vão fazer de você um expert em produção de conteúdo, são essas habilidades, que vão fazer você se destacar e vão fazer você deixar de ser mais um no mercado.

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Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. CEO da Radar Executivo Business School, Head of Content da Revista Radar Executivo, Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013)Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books.

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