A ERA DO MARKETING G2G

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Pode não parecer, mas as suas atividades no mundo digital deixam rastros, rastros que podem ser seguidos, mapeados, segmentados e analisados para entender o seu perfil de consumo, os seus gostos, as suas manias e as suas paixões mais proibidas. Através do uso das redes sociais, as pessoas estão se expondo cada vez mais, e deixando um rastro de informações preciosas sobre os seus hábitos de consumo, sobre as suas preferências, sobre o seus os temas de interesse, sobre o tipo de filmes que assistem e até sobre o tipo de música que costumam escutar.

Toda vez que entramos na internet em busca de algum tipo de informação, as nossas pesquisas são monitoradas e ficam registradas em um imenso banco de dados gerenciado por algoritmos sofisticados que podem traçar um perfil muito preciso sobre quem é você. Não apenas como consumidor, os seus temas de interesse são mapeados através dos grupos e das comunidades digitais que você faz parte. A soma de tudo que você posta nas redes sociais pode dizer muito sobre a sua vida, sobre as suas ideias políticas e sobre as causas que você defende, muito mais do que você pensa.

Através do uso das redes sociais, as pessoas estão se expondo cada vez mais, e deixando um rastro de informações preciosas sobre os seus hábitos de consumo, sobre as suas preferências, sobre o seus os temas de interesse.

A sua história digital está sendo contada todos os dias quando você faz um comentário, quando você dá um like e até quando você exclui alguém da sua rede. Tudo isso fica registrado para sempre no seu perfil digital e pode ser usado como elemento na estratégia de comunicação das empresas que desejam posicionar os seus produtos e serviços no mercado.

O uso dos smartphones e do GPS, podem dar em tempo real a sua localização e traçar um roteiro dos seus hábitos de deslocamento. As suas compras no cartão de crédito ficam registradas e o seu perfil de pagamentos é um indicador valioso sobre o seu nível de renda e sobre a forma como você gasta o seu dinheiro.

Hoje em dia é possível cruzar todas estas informações com o uso da inteligência artificial para traçar um perfil extremamente fiel de quem nós somos, de como consumimos, sobre como investimos o nosso dinheiro e sobre os lugares que frequentamos. Tudo isso parece assustador, mas isso já é uma realidade, parece que o Big Brother saiu da tela da TV e das obras de ficção cientifica e passou a existir e a nos vigiar de verdade.

Hoje com o uso da tecnologia, as empresas sabem muito mais sobre os hábitos de consumo e sobre o perfil dos seus clientes do que a cinco, dez anos atrás. Não estou falando apenas de informações sobre gênero, idade, estado civil e local onde você vive. A nova era do mercado hiperconectado vai muito além disso. Nós chegamos ao fim do mercado sem rosto, da venda impessoal, da publicidade em massa, em breve vamos ter comerciais sendo feitos sob medida para você, pensando nos seus gostos, nas suas preferências e nos seus hábitos de consumo.

Hoje em dia é possível cruzar todas estas informações com o uso da inteligência artificial para traçar um perfil extremamente fiel de quem nós somos, de como consumimos, sobre como investimos o nosso dinheiro e sobre os lugares que frequentamos.

A internet de alta velocidade, a inteligência artificial, as redes sociais, os smartphones, a internet das coisas e o GPS criaram as condições perfeitas para que todas essas tecnologias pudessem convergir para um marketing muito mais pessoal, segmentado e direcionado. Um marketing dirigido não apenas por dados demográficos, mas por dados que revelam as preferencias, os gostos, o estilo, os hobbies, e as manias de cada pessoa de maneira específica.

O marketing agora tem um rosto, um perfil emocional, uma personalidade, eu poderia até dizer que tem alma. É o fim do mercado sem rosto, onde as campanhas eram feitas no atacado, para atingir o maior número de pessoas possível de maneira indistinta e indiscriminada. Hoje a segmentação de mercado está alcançando um novo patamar de qualidade baseada na tecnologia. Só que um mercado que tem voz e que agora também tem um rosto, vai acabar forçando as empresas a rever as suas estratégias de marketing e o seu modelo de negócio.

Como profissional de marketing, eu nunca acreditei nessa história de B2B e B2C, a gente não vende para empresas, nem para compradores, muito menos para clientes. Eu sempre tive a opinião de que o modelo de negócio que funciona de verdade é o G2G – GENTE VENDENDO PARA GENTE.

Humanizar a nossa comunicação, falar de uma maneira que as pessoas possam ouvir e entender, tocar o coração das pessoas, fazer com que elas saibam quem é a sua empresa e quais as causas que você defende. Em um mercado que tem rosto e que tem vida, nós vamos precisar de empresas que tenham não apenas rosto, mas tenham além disso, alma e coração.

Empresas que se preocupam com as pessoas e fazem de tudo para atendê-las da forma mais intima e pessoal possível, gerando com cada cliente uma conexão verdadeira, que vai além do próprio consumo em si e que estabelece um laço de confiança entre pessoas.

Um confiança que é construída, não com ofertas relâmpago, ou com falsas promoções de final de semana, muito menos durante um queima de Black Friday. Eu falo de um relacionamento, eu falo de defender os interesses dos seus clientes, de ouvir a sua voz, de entender quem eles são de verdade. Empresas assim vão crescer sempre, independente de crises ou de problemas econômicos, porque empresas deste tipo, acreditam que o seu maior ativo são as pessoas.

Humanizar a nossa comunicação, falar de uma maneira que as pessoas possam ouvir e entender, tocar o coração das pessoas, fazer com que elas saibam quem é a sua empresa e quais as causas que você defende.

Empresas que tem um rosto, vão sair na frente na era do Marketing G2G, empresas que humanizarem a sua comunicação vão poder criar uma relação verdadeira, pessoal  e humana com os seus clientes. Empresas assim, irão se posicionar não apenas na mente dos seus clientes, empresas assim irão além, elas vão estar presentes na mente e no coração dos seus clientes.

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

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