OS DESAFIOS DA LIDERANÇA DIGITAL

1192
0
Share:
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA NA ERA DIGITAL. THE CHALLENGES OF LEADERSHIP IN THE DIGITAL AGE. LOS RETOS DEL LIDERAZGO EN LA ERA DIGITAL
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

A nossa liderança nunca foi tão desafiada como nos tempos atuais, as mudanças no ambiente de negócios estão acontecendo de maneira cada vez mais abrupta, intensa, inesperada e imprevisível. A digitalização e a descentralização do trabalho está fazendo nascer e vai fortalecer cada vez mais um novo tipo de equipe, as equipes digitais. Onde a presença física está deixando de ser um fator condicionante para o bom desempenho. É disso que fala este artigo, fala sobre os desafios da liderança na era digital.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

A digitalização dos relacionamentos chegou para ficar, não apenas nas empresas, mais em todas as áreas da nossa vida. A vida amorosa de muitas casais começou na internet, nossos filhos, assim quando nascem, estreiam o seu perfil nas redes sociais ainda no hospital.  A vida das pessoas está sendo compartilhada em rede cada vez mais. Os desafios da liderança na era digital estão aí, e indicam na sua maioria que este é caminho sem volta.

A nossa liderança nunca foi tão desafiada como nos tempos atuais, as mudanças no ambiente de negócios estão acontecendo de maneira cada vez mais abrupta, intensa, inesperada e imprevisível

Começamos a entender que a distância não pode separar o que as emoções, os sentimentos, os propósitos e a missão que definimos para nossa vida e para nossa trabalho uniu. Estamos reaprendendo a trabalhar, estamos aprendendo a conviver à distância, sem deixar que o espaço físico afete os nossos relacionamentos. Neste novo ambiente de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, os desafios da liderança na era digital se tornaram maiores e muito mais específicos.

Precisamos manter a nossa equipe unida e produzindo, independente da forma como nos relacionamos, não importa mais se estamos fisicamente presentes ou se somos uma equipe virtual. O que importa é gerar conhecimento e produzir resultados.

Começamos a entender que a distância não pode separar o que as emoções, os sentimentos, os propósitos e a missão que definimos para nossa vida e para nossa trabalho uniu

Para entender os desafios das lideranças da era digital, selecionamos cinco pontos-críticos que qualquer líder vai precisar focar para que a sua equipe possa ser considerada altamente produtiva daqui para frente, os desafios da liderança na era digital são os esses:

O primeiro dos cinco grandes desafios do líder, é montar equipes verdadeiramente eficientes, aí é onde começa o problema. Uma equipe não é um conjunto uniforme de pessoas, é um caldeirão de ideias, crenças, desejos, necessidades e visões que precisa ser conduzido na direção certa para dar resultados. A diversidade sozinha não traz resultados, para que isso aconteça, precisamos gerenciar bem as diferenças, evitando conflitos de interesses que comprometam o alcance dos objetivos da empresa.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

As melhores ideias são fruto do trabalho individual, mais precisam do coletivo para serem desenvolvidas e executadas. Equipes eficientes aprenderam a usar de forma equilibrada os talentos individuais e o esforço coletivo para obter resultados. Para que isso aconteça, o gestor precisa  estar atento para agir nos conflitos de forma preventiva. Muito talento junto não faz um grande time, o que faz uma grande equipe é o equilíbrio de forças no momento da execução.

Uma equipe não é um conjunto uniforme de pessoas, é um caldeirão de ideias, crenças, desejos, necessidades e visões que precisa ser conduzido na direção certa para dar resultado

O segundo dos cinco grandes desafios do líder, é criar uma cultura focada em desafios, nossa tendência natural é nos acomodar em nossos hábitos e conviver apenas com aquilo que conhecemos e controlamos. Passamos boa parte do nosso tempo de trabalho, lidando com demandas emocionais geradas pelos conflitos. Em ambientes de alta volatilidade, onde as pessoas precisam conviver com um grau de incerteza muito grande em relação ao futuro, a tendência é evitar o risco a todo custo.

Criar uma cultura de desafio exige que as pessoas confiem mais umas nas outras, para que isso aconteça, os conflitos de relacionamento precisam ser bem resolvidos. Uma cultura de desafios exigem da equipe colaboração, engajamento, confiança e acima de tudo disposição para arriscar e fazer diferente. Em um ambiente marcado pelo conflito de interesses isso é impossível, ou navegamos todos juntos ou o barco vai afundar e levar para fundo todo mundo junto com ele.

Uma cultura de desafios exigem da equipe colaboração, engajamento, confiança e acima de tudo disposição para arriscar e fazer diferente

O terceiro dos cinco grandes desafios do líder, é fazer com que as pessoas superem os seus próprios limites.  Gosto de dizer aos meus alunos que quem tem defeito é carro, as pessoas têm limitações, e se são limitações elas podem ser superadas. Fazer o outro crescer e superar as suas limitações, é um grande desafio para os líderes e suas equipes. O crescimento da equipe é função do líder, já passou o tempo onde o desenvolvimento das pessoas era função apenas do RH da empresa.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Hoje o líder precisa exercer o seu papel como desenvolver dos talentos da sua equipe. Para que isso aconteça, além do apoio do líder, o apoio do grupo é fundamental. Em um ambiente onde impera o individualismo, onde as pessoas estão competindo umas contra as outras o tempo todo, onde o conflito de interesses reina, não existe espaço para o crescimento. Nossos limites são superados, quando somos desafiados e encontramos um ambiente de apoio para que possamos vencer nossas inseguranças e superar nossos medos. Para fazer o outro crescer, temos que reduzir o impacto negativo dos conflitos.

O crescimento da equipe é função do líder, já passou o tempo onde o desenvolvimento das pessoas era função apenas do RH da empresa

O quarto dos cinco grandes desafios do líder, é transformar ideias em projetos viáveis. Temos ideias demais, nosso problema não é a falta de ideias, a questão é outra, é como transformar estas ideias em projetos e soluções viáveis. Saber nutrir e desenvolver uma ideia é muito mais importante do que concebê-la. As equipes são um campo fértil para as boas ideias, o problema é como fazer com que as boas ideias sigam o seu caminho e vão em frente. Um dos pontos centrais deste processo, é direcionar a nossa energia para uma agenda positiva de execução.

Para que isso aconteça, o fluxo de execução das tarefas precisa funcionar sem problemas. Gerenciar o conflito entre os diversos setores da empresa é um fator-chave para que tudo dê certo neste processo. É impressionante a quantidade de ideias que morrem por conta de conflitos de interesse ou conflitos pessoais entre os membros da equipe. O conflito criativo é o que faz nascer todas as ideias, enquanto o conflito de interesses, pode fazer com que todas elas morram prematuramente no parto.

É impressionante a quantidade de ideias que morrem por conta de conflitos de interesse ou conflitos pessoais entre os membros da equipe

O quinto grande desafio do líder, é desenvolver soluções de forma colaborativa. Fazer com que as pessoas trabalhem de forma colaborativa não é fácil. Para que isso aconteça, temos que compartilhar os mesmos desafios e buscar os mesmos interesses. Os interesses individuais agem na direção oposta da colaboração, quanto mais focamos nos nossos próprios interesses, menos dispostos estamos para atuar como um grupo.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

A colaboração nunca foi tão importante quanto hoje, pois com a crescente complexidade do ambiente de negócios dificilmente iremos encontrar as soluções de todos os problemas da empresa sozinho. Temos que unir talentos em torno de um objetivo comum para que possamos ter sucesso. Mais uma vez percebemos, que a presença do conflito de interesses na equipe, reduz o seu potencial criativo, fazendo com que cada um tente agir sozinho para resolver os problemas. Isso reduz o ritmo das atividades, retarda a solução dos problemas, criar gargalos de comunicação, isola os talentos da empresa e reduz o impacto das ações.

A colaboração nunca foi tão importante quanto hoje, pois com a crescente complexidade do ambiente de negócios dificilmente iremos encontrar as soluções de todos os problemas da empresa sozinho

São esse os desafios da liderança na era digital em que precisamos focar nossas energias: Montar equipes verdadeiramente eficientes, Criar uma cultura focada em desafios, Fazer as pessoas superarem os seus limites, Transformar ideias em projetos viáveis e Desenvolver soluções de forma colaborativa.

A era digital não respeita fronteiras, a era digital invadiu todos os espaços da nossa vida, estamos conectados em rede nos negócios querendo isso ou não, as barreiras culturais estão sendo rompidas, a mudança de comportamento já começou. Como líder você precisa se adaptar, precisa dar respostas mais ágeis e rápidas, precisa aprender os segredos para vencer no mundo digital, precisa avançar e seguir adiante se não quiser ficar para trás e ver seu negócio e a sua carreira engolidos por esta verdadeira tsunami digital.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DO ARTIGO: EM BUSCA DO EQUILÍBRIO PERDIDO

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

 

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo