O AMBIENTE DA NOVA ECONOMIA

1506
0
Share:
O AMBIENTE DA NOVA ECONOMIA. THE ENVIRONMENT OF THE NEW ECONOMY. EL ENTORNO DE LA NUEVA ECONOMÍA
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Era apenas uma questão de tempo. A mudança vertiginosa no ambiente da nova economia, mais cedo ou mais tarde, iria exigir de todos, novas competências para lidar com os caprichos do mundo dos negócios. O fato é: existe hoje um grande descompasso entre as competências exigidas dos nossos executivos e as habilidades disponíveis no mercado. Este novo modelo econômico está cobrando dos nossos líderes e de suas equipes novas respostas, que infelizmente, a maioria de nós ainda não está preparada para dar.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

O novo ambiente de negócios está sendo definido por certas características que estão determinando de forma unilateral as competências que nossos executivos irão necessitar para superar os desafios e vencer os obstáculos. Estas características foram reunidas em uma palavra que vem ressoando na mente dos executivos ao redor do mundo: VUCA. Estas quatro letrinhas, simbolizam e sintetizam o novo ambiente de negócios, e estão determinando as novas competências desejadas pelo mercado de todos os executivos.

Era apenas uma questão de tempo. A mudança vertiginosa no ambiente da nova economia, mais cedo ou mais tarde, iria exigir de todos, novas competências para lidar com os caprichos do mundo dos negócios.

Neste ambiente da nova economia, as oportunidades e ameaças vêm e vão a todo o momento, portanto a letra “V” de VUCA significa volatilidade. A volatilidade indica a intensidade e a frequência das oscilações do mercado. O termo foi importado originalmente de um conceito da química, onde significa, a capacidade que uma substancia têm de passar do estado liquido ao estado gasoso com muita facilidade. Um ambiente econômico dito volátil indica uma facilidade para ir do previsível ao imprevisível, dos ganhos as perdas em um curto espaço de tempo sem indicações aparentes desta mudança.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

A volatilidade nos negócios exige dos nossos executivos uma nova competência: a capacidade de resposta. Sem velocidade de análise e sem agir prontamente diante das intempéries do mercado, podemos ser atingidos durante a mudança do ambiente de um estado sólido e previsível para um ambiente mais gasoso e incontrolável.

Um ambiente econômico dito volátil indica uma facilidade para ir do previsível ao imprevisível, dos ganhos as perdas em um curto espaço de tempo sem indicações aparentes desta mudança

Outro componente presente no ambiente da nova economia é a incerteza, uncertainty do original em inglês, representada pela letra “U” da palavra VUCA. Olhar para o futuro hoje e fazer previsões é um jogo de adivinhação, a incerteza sobre quais os melhores caminhos a seguir ronda as salas de reuniões e inferniza a cabeça dos nossos executivos. Caminhar em um ambiente de negócios onde a incerteza reina absoluta é como andar sobre o lodo, a qualquer momento corremos o risco de escorregar e tomar um tombo.

A incerteza do ambiente exige dos nossos executivos mais uma competência: a capacidade de avaliação. Quanto mais nebuloso o horizonte, quanto mais elementos cruzarem o nosso caminho, mais necessária será a capacidade de avaliar cenários e entender os padrões de movimentação do mercado para tomar decisões. Tudo que é incerto coloca duvidas em nossa mente, e estas duvidas tem o poder de paralisar as nossas ações e reduzir o ritmo do nosso crescimento. É por isso que a capacidade de avaliação está sendo tão exigida dos nossos executivos.

Caminhar em um ambiente de negócios onde a incerteza reina absoluta é como andar sobre o lodo, a qualquer momento corremos o risco de escorregar e tomar um tombo

Como se não fossem suficientes a volatilidade e a incerteza, ainda temos a complexidade. A letra “C” da palavra VUCA. Fazer negócios hoje em dia, representa lidar com uma série infinita de elementos que podem comprometer os nossos resultados. São questões jurídicas, ambientais, técnicas, financeiras, emocionais que tornam o nosso ambiente de negócios cada vez mais complexo, e faz com que o nosso sucesso dependa da coordenação inteligente de múltiplos fatores.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Lidar com este caldeirão de elementos, está exigindo cada vez mais dos nossos executivos a capacidade de fazer escolhas diante de um infinito número de possibilidades estratégicas, que podem ser combinadas e recombinadas diante das oscilações do mercado e das oportunidades que surgem em nosso caminho.

A todas estas características do novo ambiente de negócios citadas anteriormente: Volatilidade, Incerteza e Complexidade, somem-se mais uma, a ambiguidade. A letra “A” da palavra VUCA, do original em inglês ambiguity. Na gramática, ambiguidade é todo duplo sentido causado pela má construção de uma frase. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais de um sentido ou significado. É aquilo que apresenta uma dupla interpretação e um entendimento de caráter duvidoso.

A ambiguidade no ambiente de negócios nos faz ter que lidar com informações que possuem mais de um significado e que podem nos levar a tomar decisões estratégicas de maneira equivocada

A ambiguidade no ambiente de negócios nos faz ter que lidar com informações que possuem mais de um significado e que podem nos levar a tomar decisões estratégicas de maneira equivocada. Quando estamos diante de situações ambíguas, temos vários ângulos diferentes que precisam ser avaliados e o conjunto de informações disponíveis passa a ser enorme.

Sendo necessária, uma grande capacidade de concentração para manter o foco em nossos objetivos e saber separar o que são meros dados das informações verdadeiramente estratégicas. É por conta disto, que a competência de manter o foco e a concentração, está sendo cobrada de forma intensa das pessoas que estão em cargos de decisão.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Estas características do novo ambiente de negócios reunidas na palavra VUCA, não podem ser encaradas como uma situação momentânea e passageira, muito pelo contrário. Este é o novo DNA da Economia do Conhecimento, onde temos que lidar cada vez mais com redes de colaboração móveis, comunidades de aprendizado, onde qualquer lugar que tenha uma conexão pode ser considerado escritório, onde os horários de trabalho são flexíveis e onde aprender a desaprender está se tornando a maior de todas as vantagens competitivas.

Temos que lidar cada vez mais com redes de colaboração móveis, comunidades de aprendizado, onde qualquer lugar que tenha uma conexão pode ser considerado escritório

Temos que entender que na nova economia as informações, conteúdos e ideias são os ativos mais desejados pelo mercado. Onde o valor de uma empresa está sendo determinado cada vez mais por ativos intangíveis relacionados à propriedade intelectual, royalties e relacionamento com clientes. Este novo código genético da economia vai exigir de todos nós a capacidade de adaptar-se, evoluir e renovar-se continuamente sem jamais perder o foco nos resultados. Portanto, cuidado, não fique olhando de lado estas mudanças e ignorando tudo que está acontecendo a sua volta, ou você corre um sério risco de transformar o que é VUCA em uma verdadeira MUVUCA que pode afetar de maneira devastadora os resultados da sua empresa.

 

Você também pode gostar do artigo: GENÉTICA, NEGÓCIOS E BIG DATA

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo