A MENTIRA DA GUERRA IDEOLOGICA

1008
0
Share:
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Quando se está em um avião prestes a cair, tudo que a gente quer, é que o piloto consiga pousar em segurança, ninguém abre a porta da cabine para perguntar se o piloto do avião é de direita ou de esquerda. Quando se está com um tumor maligno e precisa fazer uma cirurgia de urgência, ninguém quer saber qual o posicionamento ideológico do médico, tudo que a gente quer é ficar curado.

Quando estamos em um prédio pegando fogo e o bombeiro chega na janela para nos salvar, ninguém pergunta se o bombeiro é de esquerda ou de direita, tudo que a gente quer é escapar do incêndio. Isso mostra como são irrelevantes as nossas diferenças ideológicas quando o que está em risco é a vida humana, deveria ser assim também na política, a guerra ideológica deveria ser colocada em segundo plano, o nosso foco deveria ser salvar vidas, deveria ser cuidar das pessoas, deveria ser o bem estar de cada cidadão.

Quando se está em um avião prestes a cair, tudo que a gente quer, é que o piloto consiga pousar em segurança, ninguém abre a porta da cabine para perguntar se o piloto do avião é de direita ou de esquerda

Ideologia não salva vidas, ideologia não mata a fome, ideologia não gera emprego, ideologia não gera inovação, ideologia não aquece a economia, ideologia não forma cidadãos. A guerra Ideológica é apenas uma cortina de fumaça, uma distração, um artificio usado pelos políticos para dividir as pessoas e afastar o seu olhar daquilo que é mais importante. Cria fatos, gerar fake news para atrair a atenção das pessoas para discussões irrelevantes é uma tática muita antiga usada por políticos de diversas cores e ideologias.

Os ditadores precisam estar em evidência, precisam inventar inimigos para poder atacar e destilar o seu ódio, criando conflitos para que possam surgir em cena como salvadores da pátria, como mitos, como heróis que estão defendendo o bem da nação. Essa estratégia de cortina de fumaça, foi usada em Roma pelos senadores da república quando defendiam os seus interesses pessoais e os interesses da sua facção política, foi usada por tiranos para justificar a violência dos seus governos e o seu desdém com um dos princípios régios da democracia: a igualdade perante a lei.

A guerra Ideológica é apenas uma cortina de fumaça, uma distração, um artificio usado pelos políticos para dividir as pessoas

A guerra ideológica, incentivada nas redes sociais nada mais é que uma forma muito inteligente de propagação de uma narrativa política que afasta o cidadão da verdade, que coloca em risco a democracia, que ameaça os mais elevados ideais republicanos. Que inventa inimigos para desviar o nosso olhar daquilo que é importante para o país, que atrai o nosso olhar em outra direção construindo “causas fictícias” para serem abraçadas e defendidas pelas pessoas como se fossem verdades.

A guerra ideológica é uma guerra para conquistar a mente e o coração das pessoas, e a comunicação é um fator-chave para ganhar essa batalha, os algoritmos das redes sociais apenas reforçam o seu próprio ponto de vista, o debate sadio e inteligente está sob o ataque das fake news, que distorcem, omitem e inventam verdades pré-fabricadas pelos arquitetos destas ideologias que usam a guerra de informação para conquistar mais poder e riqueza, enquanto que o cidadão comum, que vive à margem dos palácios de Brasília sofre em ônibus lotados, mora nas ruas, compra gás de cozinha a preço de ouro e vê a sua geladeira ficar cada dia mais vazia.

A ideologia está a serviço dos poderosos, sejam eles de esquerda ou de direita, a maioria absoluta dos políticos não está nem aí para as pessoas, o que eles querem mesmo é mais poder, o que eles querem é se manter nos seus cargos por mais uma eleição, o que eles querem é garantir a verba dos seus partidos políticos paga como o dinheiro dos nossos impostos, o que eles querem é manter as regalias do poder : carro oficial, gasolina paga pelo contribuinte, auxilio moradia para quem mora em mansões compradas com o dinheiro da corrupção, enquanto a população passa fome e vive nas ruas ao relento.

A ideologia está a serviço dos poderosos, sejam eles de esquerda ou de direita, a maioria absoluta dos políticos não está nem aí para as pessoas, o que eles querem mesmo é mais poder

Ideologia no Brasil é um negócio, é uma arma na mão dos poderosos, é apenas uma estratégia de marketing, a maioria dos políticos só defende as suas ideologias quando está no palanque ou nas redes sociais, na vida privada, quando estão protegidos pelo anonimato, eles zombam, eles debocham da população, eles ostentam o seu poder e riqueza nas redes sociais, riqueza e poder pagas com dinheiro público, ou pior ainda, com dinheiro desviado pela corrupção. Até quando vamos aceitar que essa casta privilegiada de políticos fique impune, até quando vamos ficar calados diante do caos social que está avançando no Brasil.

A corrupção é um câncer e a guerra ideológica é uma infecção que vem matando os sonhos, a esperança, a vontade de lutar das pessoas, nunca seremos uma grande nação enquanto nossos governantes estiverem mais preocupados em permanecer no poder do que futuro das pessoas. Ideologia no Brasil é isso, uma luta pelo poder, uma estratégia de persuasão, uma tática para atrair audiência, para conquistar seguidores, para conseguir manter os eleitores interessados em seus candidatos.

A guerra ideológica no Brasil é uma mentira que só existe fora dos gabinetes de Brasília, porque dentro dos corredores escuros do poder, todos os políticos se entendem, todos eles negociam para defender os seus próprios interesses, todos eles estão ali para garantir a sua sobrevivência política, todos eles só querem uma coisa: controlar a sua mente e o seu coração para que você vote com eles na próxima eleição, é para isso que serve a cortina de fumaça da ideologia, para fazer com que você veja apenas aquilo que é do interesse dos partidos políticos e daqueles que os representam.

A guerra ideológica no Brasil é uma mentira que só existe fora dos gabinetes de Brasília, porque dentro dos corredores escuros do poder, todos os políticos se entendem

Fabricar faze news é um grande negócio no Brasil e no mundo, existem hoje grandes corporações internacionais especializadas em gerar noticiais falsas em massa nas redes sociais, usando para isso estratégias de marketing  que fazem uso de inteligência artificial, mineração de dados e algoritmos sofisticados para influenciar, modificar e transformar a sua opinião, bombardeando a sua mente todos os dias com narrativas pensadas e construídas com um único fim : manter no poder quem já está no poder e impedir que vozes dissidentes sejam ouvidas.

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

Visite o hot site do curso O Código Secreto da Venda no Hotmart : http://www.ocodigosecretodavenda.com.br

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo