MEU MELHOR MBA

Share:
MEU MELHOR MBA. MY BEST MBA. MI MEJOR MBA
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Vou contar uma parte de minha história, que já fazia bastante tempo que queria compartilhar com vocês, porque foi muito enriquecedora  e teve uma grande influência na minha vida pessoal e profissional, e sei que também poderá lhe ajudar a evoluir em sua jornada de crescimento. Quero lhe contar sobre o meu melhor MBA.

No Início da minha adolescência meus pais quebraram financeiramente após meu Pai se aposentar, para não sucumbirmos, precisávamos rápido de uma solução, após pensarmos muito, decidirmos vender bebidas em uma das praias mais belas do nordeste do Brasil, a Praia de Boa Viagem em Recife-PE.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO  O  CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Foi na praia que aprendi o que muitas faculdades não ensinam, a praia foi meu melhor MBA, e assim na adolescência, vendendo bebidas com minha irmã, aprendi, à trancos e barrancos a maioria dos segredos das vendas B2C.

Em algumas ocasiões, eu não entendia quando via meu pai sentar-se em uma de nossas cadeiras de praia, abrir um jornal que sempre trazia e se passar por cliente quando percebia que alguém conhecido caminhava na sua direção. Na época aquela visão era meio estranha, mas hoje, entendo perfeitamente.

Meu pai tinha receio do julgamento alheio, ele trabalhou por toda sua vida em uma única multinacional que prestava serviços técnicos industriais a muitos latifundiários e usineiros. Ele era um dos poucos profissionais que naquele momento possuía a expertise necessária para atender este tipo de cliente, tanto da indústria tradicional como da indústria naval. Curiosamente, a maioria deste conhecimento, foi aprendido de forma autodidata.

Foi na praia que aprendi o que muitas faculdades não ensinam em seus MBAs, e assim na adolescência, vendendo bebidas com minha irmã, aprendi, à trancos e barrancos a maioria dos segredos das vendas B2C

Meu pai sempre será uma enorme referência e um gênio na minha opinião, mesmo não tendo a chance de fazer nem a antiga 4ª série do primário, aprendeu a ler e escrever também de forma solitária. Ele dizia que um dos motivos de não ter frequentado a escola foi ter apanhado muito de palmatória dos padres que o obrigavam a escrever com a mão “correta”, a mão direita, quando ele era canhoto. Os “educadores” da época, entendiam que essa ideia era o correto, lá pelos idos de 1942 no sertão de Pernambuco.

E por ter muito prestígio diante da sua brilhante carreira profissional antes de se aposentar, acredito ter sido esse, o motivo do seu receio do julgamento alheio. Hoje o entendo perfeitamente. Já com a minha irmã, aprendi a ser astuto, voraz e destemido. Ela sempre foi muito desinibida e sempre gostou de fazer um bom “networking” e o faz com perfeição até hoje.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO  O  CÓDIGO SECRETO DA VENDA

O exemplo deles me fez evoluir, foi o que me deu força para continuar a minha jornada e a me desenvolver como um vendedor no ambiente praieiro. Quando chegávamos em casa, a minha mãe ao contar o “apurado” do dia, percebia a minha ansiedade para saber quanto havíamos ganho, e caso fosse menos do que havíamos planejado, ela sabiamente percebia minha fragilidade, e falava docemente olhando em meus olhos cheios de lágrimas, que era apenas uma fase e estava bem perto de passar.

A atitude da minha mãe era uma força poderosa que me erguia e acalmava a minha alma para continuar firme diante do desafio que a vida nos proporcionou naquele momento da nossa história como família. Passamos quase 07 meses descobrindo e aprendendo a melhor forma de ter sucesso no negócio de venda de bebidas na praia, e com a Graça de Deus, e a perseverança de todos da família, vencemos. Conseguimos juntar o valor necessário para quitar todos os nossos débitos.

A atitude da minha mãe era uma força poderosa que me erguia e acalmava a minha alma para continuar firme diante do desafio que a vida nos proporcionou naquele momento da nossa história como família.

A Praia foi meu melhor MBA, foi na praia que aprendi muito jovem, ainda na adolescência, o que era necessário para inserir em meu mindset atitudes positivas e pensamentos vencedores para me ajudar a  me destacar-se no mercado.

Aprendi a criar parcerias, a respeitar os concorrentes e agradecê-los por nos fazer evoluir em nosso negócio. Entendi a importância de gerenciar bem os estoques, a ter clareza no controle financeiro do negócio, a definir objetivos de curto e longo prazo, a criar estratégias comerciais, a fazer rappor e a fidelizar os meus clientes até transformá-los em fãs.

A praia é um dos poucos lugares onde você pode experimentar métodos e várias estratégias comerciais, foi para mim o melhor laboratório prático de vendas de minha carreira. Foi na praia que eu aprendi o que nenhum MBA ensina, foi na praia, que eu aprendi a ser vendedor.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DO ARTIGO: SETE PECADOS DO NEGOCIADOR

 

Autor: André Guimarães – é formado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e pós-graduado pela Universidade de Pernambuco – UPE em Planejamento e Gestão Organizacional. Passou por grandes empresas como a Ford, a Fiat, a Volkswagen, a Chevrolet e a Hyundai. Palestrante e ministra treinamentos na área comercial

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo