GENÉTICA, NEGÓCIOS E BIG DATA

Share:
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Em breve teremos registros genéticos digitais disponíveis em bancos de dados mundiais para mapear, diagnosticar e prevenir doenças e para entender e reverter o envelhecimento.

Estima-se que o mercado global para aplicações da biologia genética deverá crescer de 3 bilhões de dólares em 2013 para mais de 40 bilhões de dólares em meados de 2025

Tivemos a Era do Silicon Valley com suas startups de tecnologia e agora chegamos a Era do Bio Valley com suas empresas de biotecnologia e engenharia genética

 

A história genética da nossa espécie é feita de pequenos erros e acertos que ficaram marcados em nosso código genético durante a nossa evolução. Algumas destas variações em nosso código genético nos permitiram evoluir e nos adaptar ocupando nichos biológicos que antes não ocupávamos. Até hoje, a história evolutiva da nossa espécie se deu através de mutações aleatórias naturais, mas isso acaba de mudar, hoje nós já temos o conhecimento científico para fazer alterações em nosso código genético que podem mudar o futuro da raça humana.

A nossa seleção genética não será mais natural e aleatória, ela será feita de maneira intencional e dirigida, passamos por quatro bilhões de anos de mutações naturais aleatórias até chegarmos ao que somos hoje. Agora, esse processo vai poder ser acelerado através da engenharia genética e da tecnologia de big data. Nossa evolução passará a ser autodirigida, nossa espécie assumirá um controle ativo do nosso processo evolutivo, podendo alterar inclusive o código genético das gerações futuras.

A história genética da nossa espécie é feita de pequenos erros e acertos que ficaram marcados em nosso código genético durante a nossa evolução

O homo sapiens nunca foi o ponto final da nossa jornada evolutiva, nossa espécie é apenas uma entre tantas outras que já ocuparam espaço na nossa linha evolutiva, nós somos uma virgula, e não o ponto final na história da nossa evolução. Aprendemos a ler o livro da vida, desde 1953, quando James Watson, Francis Crick, Rosalind Franklin e Maurice Wilkins identificaram a estrutura dupla-hélice de DNA começamos a entender como o manual da vida era organizado, quatro séculos depois, descobrimos como ler esse livro quando aprendemos a sequenciar o nosso DNA.

Apenas algumas décadas depois, desenvolvemos ferramentas para editar e modificar com precisão o nosso código genético. hoje podemos escrever e reescrever o livro da vida, as informações deste livro passaram a ser legíveis, editáveis e hackeáveis. Os avanços da ciência transformaram a biologia em um novo ramo da tecnologia da informação. nosso DNA é o nosso software genético, o nosso código-fonte, os genes são as linhas deste código que agora podem ser lidas, editadas e modificadas.

O homo sapiens nunca foi o ponto final da nossa jornada evolutiva, nossa espécie é apenas um entre tantas outras que já ocuparam espaço na nossa linha evolutiva

Esses avanços estão abrindo espaço para toda uma nova indústria, um novo negócio de bilhões de dólares que pretende remover os bugs do nosso código genético. Na visão destes novos empreendedores, as doenças são vistas como bugs do nosso sistema biológico, o envelhecimento é um bug em nosso código-fonte que pode ser revertido e consertado. Em um futuro muito próximo, vamos poder modificar o nosso software genético através da alteração do nosso código-fonte para combater todos esses erros de codificação.

A interseção entre a Genética, a Biotecnologia, a Inteligência Artificial, a Análise de Big Data, Machine Learning e Deep Learning está sendo usada para decifrar os segredos da nossa biologia, revelando um universo inteiro de possibilidades. A conexão entre todas essas tecnologias de ponta, está nos ajudando a interpretar volumes cada vez maiores de dados genéticos para encontrar padrões, identificar doenças e selecionar genes que possam gerar vantagens competitivas para a nossa espécie.

Esses avanços estão abrindo espaço para toda uma nova indústria, um novo negócio de bilhões de dólares que pretende remover os bugs do nosso código genético

A corrida pela supremacia no uso destas novas tecnologias já começou, países como a China e os Estados Unidos já perceberam o potencial deste novo negócio e estão investindo pesado para dominar este novo ciclo de crescimento econômico. Levou cerca de 12.000 anos para irmos da Revolução Agrária para a Revolução Industrial, e apenas 150 anos para passarmos da Revolução Industrial para a Revolução da Internet, cada nova tecnologia abre caminho para a próxima revolução e o espaço de tempo entre cada uma delas vai se tornando cada vez menor.

A internet nos permitiu trabalhar em rede de maneira coordenada e colaborativa, isso nos deu acesso praticamente ilimitado as informações necessárias para construir as próximas revoluções tecnológicas. Pessoas instruídas e capacitadas trabalhando juntas para resolver os mesmos problemas, amplia a nossa capacidade como sociedade para produzir resultados cada vez mais exponenciais.

Nossa capacidade de avaliar dados, encontrar padrões e entender as relações de causa e efeito dentro de um sistema de informações complexas tem crescido a cada ano o que tem nos permitido entender os sistemas biológicos, a natureza humana e decifrar os segredos do nosso código genético, permitindo novos avanços sem precedentes em vários campos da ciência. Coisas que antes eram impossíveis se tornaram difíceis, mas viáveis, coisas difíceis de se fazer se tornaram fáceis e corriqueiras, é isso que vem acontecendo hoje em dia com a genética.

A corrida pela supremacia no uso destas novas tecnologias já começou, países como a China e os Estados Unidos já perceberam o potencial deste novo negócio e estão investindo pesado

Estima-se que o mercado global para aplicações da biologia genética deverá crescer de 3 bilhões de dólares em 2013 para mais de 40 bilhões de dólares em meados de 2025 com uma projeção de taxa de crescimento global da ordem de 20% ao ano. Tivemos a Era do Silicon Valley com suas startups de tecnologia e agora chegamos a Era do Bio Valley com suas empresas de biotecnologia e engenharia genética. A China e os USA já entraram nessa corrida pela inovação genética e computacional, essa é a próxima fase do jogo do crescimento, estamos diante da economia do futuro. A corrida agora é genética, biológica e nas áreas de Inteligência Artificial e Big Data.

Estamos vendo ecossistemas de inovação competindo pela supremacia tecnológica nas áreas de interesse da indústria genética. A interseção da genética com a tecnologia do Big Data vai reduzir os custos do mapeamento genético, tornando esse serviço acessível a qualquer pessoa comum através de testes vendidos pela internet, em farmácias ou em laboratórios de análise clínicas, transformando esse serviço em uma indústria de larga escala. Os novos métodos de mapeamento genético analisam milhares de variações genéticas para encontrar diferentes padrões usando algoritmos de computador e inteligência artificial.

A interseção da genética com a tecnologia do Big Data vai reduzir os custos do mapeamento genético, tornando esse serviço acessível a qualquer pessoa

No futuro todas as pessoas terão o seu genoma completamente sequenciado e todos os seus dados médicos compartilhados em bancos de dados eletrônicos de forma precisa, padronizada e de forma aberta em rede mundial, permitindo a análise em larga escala da nossa biologia. Quanto mais genomas de pacientes forem sequenciados e colocados nos prontuários médicos eletrônicos, mais chances teremos de comparar na pratica a evolução da vida das pessoas, seus hábitos alimentares, sua rotina com as condições de saúde de cada um individualmente.

Isso vai trazer mudanças profundas para a nossa saúde e vai fazer nascer um novo ramo de negócio, a medicina de precisão, onde os tratamentos e as medicações são feitos sob medida de acordo com o mapa genético de cada paciente e com seu histórico de vida. Com os custos do sequenciamento genético sendo reduzido a apenas ao valor dos materiais utilizados, seremos capazes de obter os resultados em poucas horas e a um custo que vai girar em torno de 100 dólares.  Isso vai tornar o sequenciamento genético um serviço comercializável, escalável e sem fronteiras com empresas atuando a nível global.

Os Homo Sapiens vêm com hardware (nosso corpo) com prazo de validade e um software (nosso código genético) cheio de bugs, apesar disso, a maioria das nossas células é substituída naturalmente a cada dois anos. À medida que o tempo passa e continuamos a nos copiar e recriar através das nossas células-tronco, pequenos erros começam a aparecer em nosso código genético e nas nossas células, chamamos isso de envelhecimento, nosso corpo começar a perder a capacidade de se regenerar sozinho. A nova ciência genética está decifrando cada vez mais rapidamente os mecanismos biológicos que regem essa sinfonia da vida, e com isso, poderemos em poucos anos reverter o envelhecimento das células ajudando a corrigir os bugs do nosso sistema biológico.

Os Homo Sapiens vêm com hardware (nosso corpo) com prazo de validade e um software (nosso código genético) cheio de bugs

Depois de bilhões de anos de evolução darwiniana por mutação aleatória e seleção natural, estamos as portas de uma nova revolução que vai nos permitir editar, rescrever e hackear o nosso código genético. A nossa biologia é mais suscetível ao hackeamento do que pensávamos no início, sabemos disso intuitivamente porque todas as formas de vida complexas a nossa volta surgiram de uma mesma origem. A biologia será a nova plataforma de informação, o DNA será o novo código, o CRISPR a nova linguagem de programação e a genética uma nova indústria.

A descoberta do CRISPR nasceu da intersecção do sequenciamento de genoma e da análise de big data. Os pioneiros do CRISPR foram decodificadores que quebraram o código genético e encontraram uma forma de cortar o nosso DNA com precisão e de maneira previsível para depois inserir novos pedaços de DNA no lugar que ficou vazio. Essa nova ferramenta genética abriu um leque de possibilidades que antes estavam apenas no campo da ficção cientifica, como a modificação genética de precisão que já está sendo usada em grandes centros de pesquisa do mundo para curar doenças e reverter o envelhecimento através do uso de terapias genéticas.

Estamos as portas de uma nova revolução que vai nos permitir editar, rescrever e hackear o nosso código genético

A ideia básica da mudança exponencial é que a inovação gera mais inovação, quanto mais inovações mais chances teremos de fazer a interseção entre campos distintos da ciência como está sendo feito hoje com a biologia, a genética e as tecnologias para processamento e análise de informações em massa como a inteligência artificial, o Big Data, a Deep Learning e o Machine Learning. Quanto mais eficientes forem as ferramentas que desenvolvemos, mais eficientes serão as formas como nos organizamos, como nos conectamos e compartilhamos informações.

A Biologia Sintética usa computadores e produtos químicos para escrever novos códigos genéticos que a natureza nunca imaginou e fazer organismos realizarem coisas que eles não estavam programados originalmente para fazer, como por exemplo, bactérias que produzem insulina ou outro composto químico que possa ajudar no tratamento de doenças. Fazer com que aranhas alteradas geneticamente possam produzir fios de seda ultraleves e mais fortes que o aço ou induzir o colágeno bovino a produzir couro sintético ou bactérias a produzir açucares em larga escala para produção de biocombustíveis.

A ideia básica da mudança exponencial é que a inovação gera mais inovação, quanto mais inovações mais chances teremos de fazer a interseção entre campos distintos da ciência

Mais quem são os atores e personagens desta revolução? Quais são as empresas e pessoas que estão à frente das inovações genéticas do futuro? Se você quer saber a resposta, fique atento para esses nomes:

  • ILLUMINA (USA) – Líder global em sequenciamento de DNA está promovendo avanços em ciências da vida, oncologia, saúde reprodutiva, doenças genéticas, agricultura, microbiologia e outros segmentos emergentes. O seu negócio é melhorar a saúde humana desbloqueando o poder do genoma. – https://www.illumina.com/

 

  • BGI GENOMICS (CHINA) – É a fornecedora mundial de serviços de sequenciamento genômico, atendendo clientes em mais de 66 países. Fornecendo a instituições acadêmicas, empresas farmacêuticas, prestadores de serviços de saúde e outras organizações serviços e soluções integrados de sequenciamento genômico – https://www.bgi.com/global/company/about-bgi

 

  • DEEP GENOMICS (CANADÁ) – Fornece terapias com base em RNA programadas para disfunções genéticas especificas. Trabalha inteligência artificial, automação, biologia celular e molecular, aprendizado de máquina, medicina, genética molecular, química orgânica e engenharia de software – https://www.deepgenomics.com/

 

  • WUXI NEXTCODE (CHINA) – Levantou US$ 240 milhões em uma rodada de investimento que prepara a empresa de genômica para construir sua plataforma e estabelecer parcerias nas áreas de medicina de precisão e diagnóstico. A Sequoia China liderou a rodada junto com um fundo de Cingapura e o fundo do presidente da Alibaba Jack Ma.

 

  • BIOGEN (USA) – Desenvolve e oferece terapias inovadoras para pessoas que vivem com doenças neurológicas graves. Uma das primeiras empresas globais de biotecnologia do mundo, tem um portfólio de medicamentos para tratar a esclerose múltipla, atrofia muscular espinhal e Alzheimer – https://www.biogen.com/en_us/home.html

 

  • EDITAS (USA) – É uma empresa líder de edição de genoma focada em traduzir o poder e o potencial dos sistemas de edição de genoma CRISPR/Cas9 e CRISPR/Cas12a em um pipeline robusto de medicamentos para pessoas que vivem com doenças graves em todo o mundo – https://www.editasmedicine.com/about/

 

  • CARIBOU BIOSCIENCES (USA) – É uma empresa biofarmacêutica que desenvolve terapias de células imunes editadas por genoma para o tratamento de câncer. Fornece terapias celulares críticas baseadas em edição avançada de genoma para tratar uma variedade de doenças malignas. – https://www.cariboubio.com/about/

 

  • CALICO (USA) – É uma empresa de pesquisa e desenvolvimento fundada pela Alphabet, empresa controladora do Google, cuja missão é desenvolver tecnologias genéticas avançadas para combater, controlar e reverter o processo natural de envelhecimento humano – https://www.calicolabs.com/

 

Em uma declaração dada ao jornal The Washington Post, o visionário de genética Craig Venter deixou claro o que futuro nos reserva – “Não apenas aprendemos a ler e escrever o código genético, nós agora podemos colocá-lo em formato digital e traduzi-lo de volta para a vida sintetizada. Na teoria, isso dá à nossa espécie o controle sobre o projeto biológico. Podemos escrever o software do DNA, ligá-lo a um computador e criar ilimitadas variações no sequenciamento dos genes da vida biológica”, à medida que o nosso poder computacional aumenta, e o custo de produção de um genoma humano inteiro diminui, o ritmo desta jornada vai se acelerar cada vez mais.

As revoluções da computação, o Machine Learning, a Inteligência Artificial, a Nanotecnologia, Biotecnologia, Biologia Sintética e a Genética estão caminhando para um nível de convergência nunca atingido, isso nos coloca em um ponto da nossa evolução como espécie que precisaremos fazer escolhas éticas e morais cada vez mais difíceis, mas o que tudo indica, é que não iremos parar por aqui,  parece que a nossa busca pela vida eterna ainda não acabou, ainda estamos tentando roubar a imortalidade de Deus.

 

Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. CEO da Radar Executivo Business School, Head of Content da Revista Radar Executivo, Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013)Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books.

 

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo