EM BUSCA DO EQUILÍBRIO PERDIDO

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EM BUSCA DO EQUILÍBRIO PERDIDO. IN SEARCH OF THE LOST BALANCE. EN BUSCA DEL EQUILIBRIO PERDIDO
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Os Gregos acreditavam que o universo era composto de apenas quatro elementos fundamentais, que combinados entre si, geravam tudo o que existia. Terra, Fogo, Água e Ar eram estes os elementos fundamentais, e quando estavam em equilíbrio, mantinham o universo inteiro funcionando em harmonia. Todos nós continuamos em busca do equilíbrio perdido.

Este conceito influenciou outras áreas da cultura Grega além das ciências naturais, ultrapassou seus próprios limites e invadiu outras áreas do conhecimento, em especial a educação e a formação do homem grego. A noção de manter-se um equilíbrio dinâmico entre estes quatro elementos fundamentais levou os gregos a enxergarem o crescimento do ser humano sob uma perspectiva integral, os Gregos estavam em busca do equilíbrio perdido.

A noção de manter-se um equilíbrio dinâmico entre estes quatro elementos fundamentais levou os gregos a enxergarem o crescimento do ser humano sob uma perspectiva integral

Onde não era considerado saudável crescer em apenas uma área da nossa vida, para sermos completos e plenos era necessário crescer por inteiro. Por conta desta visão, os gregos procuravam fazer com que os seus alunos crescessem em quatro dimensões da vida: Dimensão Física / Elemento Terra, Dimensão Emocional / Elemento Fogo, Dimensão Mental / Elemento Água e Dimensão Espiritual / Elemento Ar. Para crescer por inteiro, era necessário estar em busca do equilíbrio perdido o tempo todo.

Este conceito de educação fez com que os gregos criassem estruturas de ensino onde os seus alunos pudessem crescer em equilíbrio, desenvolvendo suas habilidades e competências nas mais diversas áreas do conhecimento. As crianças eram separadas e preparadas desde cedo no aprendizado da filosofia, da música, da matemática, da biologia, das artes marciais, da política, da gestão, da estratégia, da tática e no estudo do universo. A vida dos Gregos era uma busca constante pelo equilíbrio perdido.

Este conceito de educação fez com que os gregos criassem estruturas de ensino onde os seus alunos pudessem crescer em equilíbrio, desenvolvendo suas habilidades e competências nas mais diversas áreas do conhecimento

E com isso tinham a sua disposição conhecimentos de diversas áreas que podiam ser combinados de maneira criativa gerando mais e mais descobertas e inovações. Esta visão da formação integral fez da Grécia uma potencial mundial em sua época, produzindo conhecimento em larga escala e influenciando todos os países com os quais tinha contato de maneira irreversível.

A cultura grega invadiu outros países e deixou um forte legado para posteridade em várias áreas, filosofia, matemática, estratégia de guerra, política, teatro, escultura, literatura e muitos ramos do conhecimento que devem o seu nascimento ao sentimento grego de crescer por inteiro.

Na visão grega, cada um dos quatro elementos fundamentais representava também uma dimensão do crescimento do ser humano, portanto, para que o indivíduo pudesse exercer de forma plena todo o seu potencial teria que investir seu tempo para crescer por inteiro em cada uma das áreas da sua vida.

Para que o indivíduo pudesse exercer de forma plena todo o seu potencial teria que investir seu tempo para crescer por inteiro em cada uma das áreas da sua vida

Os gregos entenderam que não adiantava ter uma mente brilhante, se o nosso emocional nos faz entrar em conflito constante com as outras pessoas e nos impede de trabalhar em equipe. Perceberam também que somos menos produtivos quando o nosso corpo não está preparado par dar as respostas necessárias no momento certo.

Entenderam que precisamos ter uma vida espiritual saudável para que possamos nos elevar acima dos problemas do dia-a-dia. Esta percepção de que cada dimensão da nossa vida influencia todas as outras e que temos que buscar o equilíbrio para crescer por inteiro foi um dos grandes legados dos gregos. Equilíbrio e harmonia são palavras-chaves para se entender a maneira como os educadores gregos entendiam o processo de aprendizado e crescimento.

Esta percepção de que cada dimensão da nossa vida influencia todas as outras e que temos que buscar o equilíbrio para crescer por inteiro foi um dos grandes legados dos gregos

Na sua visão, equilíbrio, era crescer em todas as áreas da nossa vida, não permitindo que nossa atenção ficasse voltada mais para uma área do que para as outras, e harmonia era fazer com que todas as áreas trabalhassem juntas quando necessário para criar novas ideias e perspectivas inovadoras para a solução dos problemas.

Este conceito foi sendo perdido ao longo do tempo e nossa formação passou cada vez mais a privilegiar o crescimento físico e mental, desprezando o crescimento emocional e espiritual em nossa formação, provocando com isso diversos tipos de desequilíbrio e desarmonia.

Passamos a criar gênios egocêntricos que não sabem respeitar as leis nem os mais velhos, produzimos em nossas escolas pessoas sem moral e caráter para assumir o nosso governo. Forçamos nossos filhos a seguir carreiras que não eram do seu interesse apenas porque dá dinheiro, criamos uma geração de nerds que sabem tudo de programação e não conseguem manter um relacionamento social saudável.

Este conceito foi sendo perdido ao longo do tempo e nossa formação passou cada vez mais a privilegiar o crescimento físico e mental, desprezando o crescimento emocional e espiritual em nossa formação

A falta de equilíbrio no crescimento nestas quatro dimensões: física, emocional, mental e espiritual gerou a sociedade em que vivemos hoje, tomada pela violência, onde a falta de respeito pelos mais velhos tornou-se normal e onde destruímos o meio ambiente para produzir. Vivemos em uma sociedade cheia de luxo, cheia de riqueza, cheia de tecnologia mais de coração vazio.

Estamos pagando um alto preço por este desequilíbrio, estamos perdendo os nossos jovens para o tráfico de drogas e para o terrorismo, estamos criando uma geração sem valores e sem crença, estamos criando uma geração sem Deus. Para restabelecer o equilíbrio perdido, temos que voltar a investir para que o crescimento do ser humano seja algo inteiro e completo, onde cada dimensão da nossa vida possa ser comtemplada em nossa jornada de aprendizado.

Onde o nosso crescimento ocorra de maneira harmônica em suas quatro dimensões, física, emocional, mental e espiritual fazendo com o equilíbrio perdido volte a reinar em nossas vidas.

 

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Autor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013), Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books – Contato: (81) 9 9119-5002 Whatsapp

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