O AVANÇO DA INTOLERÂNCIA

1455
0
Share:
O AVANÇO DA INTOLERÂNCIA. THE ADVANCE OF INTOLERANCE. EL AVANCE DE LA INTOLERANCIA
COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Antes que eu seja atacado pelos radicais de esquerda e de direita, eu gostaria de dizer que esse artigo não trata de política. Este artigo fala sobre pessoas, fala sobre amigos, sobre vizinhos, sobre irmãos, sobre pais e filhos. Fala sobre o avanço da intolerância.

Este texto fala sobre como a intolerância está destruindo os nossos relacionamentos, como a intolerância vem pondo fim a amizades antigas, sobre como o extremismo religioso, racial e político vem destruindo aquilo que há de melhor no ser humano.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Eu não estou preocupado com quem vai ganhar as próximas eleições, eu estou preocupado com o estrago que a intolerância tem feito na nossa sociedade, hoje vemos pessoas agredindo vizinhos porque tem uma cor diferente da sua, vemos amigos agredindo amigos apenas por pensarem diferente deles, vemos famílias separadas por conta de desavenças políticas, vemos pessoas agredindo outras pessoas nas redes sociais apenas por pensarem diferente delas.

A intolerância é um veneno, ela destrói a nossa alma, ela corrói o nosso coração, ela faz brotar aquilo que existe de pior em cada ser humano. Quando o avanço da intolerância toma conta da nossa vida, não existe mais lugar para a compaixão, para o amor, para a misericórdia e para o perdão.

Quando o avanço da intolerância toma conta da nossa vida, não existe mais lugar para a compaixão, para o amor, para a misericórdia e para o perdão

Nos tornamos pessoas piores quando deixamos a intolerância dominar o nosso coração, começamos a dizer e a fazer coisas horríveis contra as pessoas que discordam da gente, ficamos cegos pelo ódio, passamos a criticar e a condenar toda e qualquer pessoa que seja diferente da gente ou que pense de uma maneira diferente da nossa.

A intolerância é a raiz de todo o mal, como espécie, nós, seres humanos, evoluímos e tivemos sucesso porque aprendemos a conviver com as nossas diferenças. Foi através do debate entre as ideias opostas que avançamos como sociedade, a intolerância é uma negação do diálogo e vai contra tudo aquilo que nos fez vencer como espécie.

Quando o avanço da intolerância é levado ao seu extremo por uma sociedade, ele se transforma em um mal ainda maior, ele se transforma em radicalismo. O radicalismo é a intolerância levada às últimas consequências. Radicalismo e intolerância são o extremo oposto da inovação e da criatividade, pessoas radicais e intolerantes são menos criativas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

O radicalismo nos cega, a intolerância reduz o nosso ângulo de visão, como pessoas e como sociedade ficamos mais pobres quando cultivamos o radicalismo e a intolerância em nossas vidas. Precisamos praticar a tolerância, temos que aprender a lidar com ideias diferentes das nossas de maneira sábia e inteligente, temos que aprender com aquilo que é diferente, mesmo, quando não concordamos com a maneira de ver o mundo da outra pessoa.

Pessoas que pensam como nós não ampliam os nossos horizontes mentais, pessoas que tem as mesmas ideias e compartilham as mesmas opiniões não criam novos caminhos para a sociedade, pessoas que olham para a mesma direção de maneira fixa, não conseguem enxergar o que está a sua volta. O radicalismo e a intolerância limitam a nossa visão de mundo, reduzem o nosso universo, eliminam as nossas oportunidades de crescimento.

Quando o avanço da intolerância é levada ao seu extremo por uma sociedade, ela se transforma em um mal ainda maior, ela se transforma em radicalismo

Quando o radicalismo e a intolerância tomam conta das nossas opiniões, deixamos de aprender uns com os outros, perdemos o contato com a realidade, passamos a viver em um mundo pequeno e limitado. Quem só sabe conviver com quem pensa igual ou é igual a si mesmo, perde muitas oportunidades na vida e nos negócios. Precisamos aprender a olhar o mundo sem radicalismo, precisamos aprender a conviver de forma inteligente e pacífica com quem pensa diferente da gente.

Antes de me agredir ou me criticar por escrever esse artigo, contenha o seu radicalismo, e se a minha opinião for diferente da sua, exercite a tolerância. Precisamos ouvir as pessoas antes de atacar as suas ideias, precisamos pensar sobre o que as pessoas dizem ante de ser contra elas, é dessa forma que uma sociedade aprende, cresce e evolui.

Devemos abraçar a diversidade de ideias, de pensamento, de visão, precisamos dialogar com os opostos, precisamos construir pontes e não muros que separam as pessoas umas das outras. Uma sociedade vitoriosa, que aprendeu a superar os seus desafios, sabe conviver de forma pacífica com as suas diferenças.

Precisamos ouvir as pessoas antes de atacar as suas ideias, precisamos pensar sobre o que as pessoas dizem ante de ser contra ela

Uma sociedade vitoriosa não é construída com base na ideia do “nós” contra “eles”, uma sociedade baseada no conflito e no ódio não se sustenta. O radicalismo e a intolerância se alimentam dessa ideia do “nós” contra “eles”, e uma sociedade saudável do ponto de vista humano, se alimenta da diversidade de pensamento.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA

Em sociedades evoluídas quem pensa diferente de mim não é meu inimigo, as pessoas que vivem em sociedades evoluídas, enxergam as suas diferenças como oportunidades e não como ameaças. É assim, através da convivência pacífica entre as ideias diferentes, é a através do diálogo, que se constrói uma sociedade vencedora.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DO ARTIGO: O MERCADO NÃO TOLERA HIPOCRISIA

 

Prof. Jorge MenezesAutor: Prof. Jorge Menezes é palestrante, jornalista, escritor, colunista nas áreas de empreendedorismo e negócios. CEO da Radar Executivo Business School, Head of Content da Revista Radar Executivo, Apresentador do Canal Radar Executivo no YouTube e do Podcast Radar Executivo no Spotify. É autor de vários best-sellers: Aprenda a Negociar com os Tubarões® (2013)Transformando Networking em Negócios® (2015) e O Código Secreto da Venda® (2020) todos publicados pela Editora Alta Books.

 

 

COMPARTILHE ESSE PÁGINA

Leave a reply

Você também vai gostar desse conteúdo