A ERA DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA
Nesse livro, que é uma obra-prima do pensamento original e esforço de muitos anos de pesquisa, a Prof. Shoshana Zuboff, apresenta ideais alarmantes sobre o que ela chama de Capitalismo de Vigilância. Ela identifica no seu livro uma rede mundial de empresas que estão monitorando através das redes sociais os nossos dados, hábitos de consumo, opiniões e estão usando estes dados para mudar comportamentos em massa.
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO CURSO O CÓDIGO SECRETO DA VENDA
A autora afirma e apresenta provas em seu livro, que existe uma arquitetura global voltada para o monitoramento das nossas ações no universo digital que tem como objetivo o lucro através da modificação comportamental dos usuários com base nas informações coletadas pelos seus algoritmos.
Estes gigantes da tecnologia, segundo a autora, estão vendendo os nossos dados para outras empresas e criando estratégias para predição e modificação do comportamento dos usuários
Estes gigantes da tecnologia, segundo a autora, estão vendendo os nossos dados para outras empresas e criando estratégias para predição e modificação do comportamento dos usuários através das redes sociais. A Prof. Shoshana Zuboff, alega que estamos diante de uma nova forma de poder, que lê os nossos dados, processa essas informações e cria estratégias digitais para modificar o nosso comportamento, não apenas em termos de consumo, mas até mesmo, em termos políticos e sociais.
O livro é um alerta, e vem sendo objeto de estudo de governos, empresas e instituições de ensino em todo mundo. O Grande Irmão previsto no livro “1984” de George Orwell, está entre nós e tem vários nomes: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Whatsapp e Google. Cabe a nós entender está nova forma de poder, onde as informações geradas pelos nossos perfis nas redes sociais são comercializadas sem nossa total consciência para obtenção de lucros, para manipulação da opinião publica e para o controle social.
O Grande Irmão previsto no livro “1984” de George Orwell, está entre nós e tem vários nomes: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Whatsapp e Google
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DO ARTIGO: O MUNDO DA TRANSVERDADE
Autora : SHOSHANA ZUBOFF é professora emérita da Cadeira Charles Edward Wilson na Harvard Business School e ex-docente associada no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade na Escola de Direito de Harvard. Entrou para o corpo docente da Escola de Direito de Harvard em 1981, onde foi uma das primeiras mulheres contratadas como professora efetiva. Obteve o doutorado em psicologia social na Universidade de Harvard e o bacharelado em filosofia na Universidade de Chicago. Seu livro anterior, In the Age of the Smart Machine, foi descrito na primeira página do The New York Times Book Review como “uma obra de rara originalidade”. Tem sido colaboradora frequente do Frankfurter Allgemeine Zeitung, bem como colunista para a BusinessWeek.com. Seu artigo de 2015 sobre o capitalismo de vigilância “Big Other” recebeu o Prêmio de Melhor Artigo Científico da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação.